quarta-feira, 21 de maio de 2014

A Arte do Pensamento Negativo

A Arte do Pensamento Negativo (Kunsten a Tenke Negativt, Noruega, 2006) – Nota 7,5
Direção – Bard Breien
Elenco – Fridtjov Saheim, Kirsti Eline Torhaug, Kjersti Holmen, Henrik Mestad, Marian Saastad Ottesen, Kari Simonsen, Per Schaanning.

Após sofrer um acidente que o deixou paraplégico, Geirr (Fridtjov Saheim) se tornou um sujeito depressivo que passa quase todo o dia assistindo filmes de guerra. Para tentar mudar a atitude do marido, Ingvild (Kirsti Eline Torhaug) convida uma psicóloga (Kjersti Holmen) especialista em lidar com deficientes. A psicóloga aceita visitar o casal que mora numa bela casa no interior da Noruega e leva consigo um grupo de deficientes. Temos a garota que ficou tetraplégica e tenta se mostrar feliz ao lado do marido, uma velha senhora deprimida e um empresário que perdeu tudo, sofreu um derrame e hoje vive numa cadeira de rodas. A falsa sensação de felicidade que a psicóloga tenta passar para o grupo, dissolve-se rapidamente em contato com o agressivo Geirr, transformando o que seria uma sessão de autoajuda, numa verdadeira lavagem de roupa suja. 

Esta sarcástica produção norueguesa, com pouco mais de uma hora de duração, beira o humor negro ao fazer uma crítica aos picaretas que se vestem de psicólogos com o objetivo de lucrar com seus livros e terapias de autoajuda, fazendo com que as pessoas acreditem que apenas o pensamento positivo transformará sua vida. 

Os personagens do grupo de apoio são esteriótipos do consumidor deste tipo de terapia, que ao cruzarem com um sujeito revoltado e realista como Geirr, percebem como tentam enganar a si mesmos. 

Como curiosidade, Geir é fã de Johnny Cash (várias músicas do cantor tocam durante o filme) e do clássico “O Franco Atirador”, tendo um poster de Robert De Niro no quarto, além de protagonizar uma cena extremamente sarcástica inspirada no filme de Michael Cimino. 

O resultado é um filme indicado para quem gosta de histórias críticas e ácidas.

3 comentários:

Kamila disse...

Conheço pouco do cinema norueguês, mas esse parece ser um filme bem diferente e interessante.

Gustavo disse...

Taí um filme do qual nunca tive ouvido falar, e, modéstia à parte, isso é lago bem raro. Noruega!

Hugo disse...

Kamila - Interessante mesmo, vale a conferida.

Gustavo - Descobri este filme faz pouco tempo e gostei.

Abraço