terça-feira, 15 de abril de 2014

Trapaça

Trapaça (American Hustle, EUA, 2013) – Nota 8
Direção – David O. Russell
Elenco – Christian Bale, Bradley Cooper, Amy Adams, Jeremy Renner, Jennifer Lawrence, Louis C. K., Jack Huston, Michael Peña, Shea Whigham, Alessandro Nivola, Elisabeth Rohm, Paul Herman, Said Taghmaoui, Robert De Niro.

Em meados dos anos setenta, Irving Rosenfeld (Christian Bale) é o dono de uma de rede de lavanderias que aumenta seus rendimentos com a venda de pinturas falsas. Quando ele conhece a bela Sydney (Amy Adams), surge uma enorme paixão entre os dois. A garota se torna sua amante, já que Irving está casado com a complicada Rosalyn (Jennifer Lawrence) e juntos passam a enganar investidores desesperados por dinheiro. 

O golpe perfeito se transforma em problema quando o agente do FBI Richie DiMaso (Bradley Cooper) consegue prender a dupla em flagrante. Para se safarem da cadeia, o casal de amantes é obrigado a se aliar ao agente para auxiliar numa operação do FBI com o objetivo de prender corruptos. O problema aumenta quando o ambicioso agente percebe que pode prender pessoas poderosas com o ajuda do casal, dando início a uma intrincada teia de mentiras. 

Criando uma trama de ficção utilizando como premissa a história real de uma operação do FBI para prender congressistas corruptos nos anos setenta, este longa de David O. Russell é outro bom trabalho do diretor de “O Vencedor”, “Três Reis” e “O Lado Bom da Vida”. 

Copiando o estilo Scorsese ao aumentar um pouco o grau dos dramas e da violência, chegando muito próximo de uma sátira aos filmes sobre golpes, Russell acerta no tom da trama rocambolesca, onde todos os personagens são picaretas, tendo como única exceção o engraçado agente do FBI interpretado por Louis C. K. 

A cena inicial em que o personagem de Christian Bale esconde sua calvície, é uma prévia dos segredos que os personagens tentam esconder sem muito sucesso. O protagonista ainda tenta esconder a amante da esposa, que por sinal o manipula como uma criança, enquanto a personagem de Amy Adams se faz passar por uma inglesa de classe e o agente de Bradley Cooper que tenta se mostrar durão, na verdade mora com a mãe e não assume a relação com a noiva. 

O elenco inteiro tem boas atuações, na minha opinião tendo como grandes destaques Christian Bale, mas uma vez em um papel marcante e a jovem Jennifer Lawrence como a desequilibrada esposa do protagonista, sem contar a beleza e sensualidade de Amy Adams. Vale citar ainda a pequena e divertida participação de Robert De Niro, quase como uma homenagem a Scorsese, com certeza a grande inspiração do diretor Russell.

4 comentários:

Gilberto Carlos disse...

Um filme bastante elogiado. Preciso ver.

Amanda Aouad disse...

Para mim, a melhor atuação é de Amy Adams. Ainda que todo o elenco esteja bem. No mais, não consegui me empolgar com o filme.

bjs

Gustavo disse...

Também acho que Bale e Lawrence se destacaram, com merecidas indicações ao Oscar, e a cena inicial é mesmo uma pérola. Já a partir dela dá pra perceber que o filme será muito divertido.

Hugo disse...

Gilberto - Com certeza você irá gostar.

Amanda - Entendo, a narrativa um pouco exagerada não agrada a todos, mas eu gostei da proposta e os personagens são bem interessantes.

Gustavo - A farsa começa desde a primeira cena.

Abraço