domingo, 6 de abril de 2014

O Ataque

O Ataque (White House Down, EUA, 2013) – Nota 6,5
Direção – Roland Emmerich
Elenco – Channing Tatum, Jamie Foxx, James Woods, Maggie Gyllenhaal, Jason Clarke, Richard Jenkins, Joey King, Nicolas Wright, Jimmi Simpson, Michael Murphy, Rachelle Lefevre, Lance Reddick, Matt Craven, Jake Webber, Peter Jacobson.

John Cale (Channing Tatum) trabalha como segurança do Porta-Voz da Casa Branca (Richard Jenkins), mas tem como objetivo entrar para o Serviço Especial que faz segurança para o presidente Sawyer (Jamie Foxx). No dia em que Cale tem uma entrevista decisiva na Casa Branca para tentar o emprego, um grupo de mercenários invade o local em busca do presidente. Durante a invasão, Cale perde o contato com a filha Emily (Joey King), que ele levou para conhecer a Casa Branca. Ao procurar a garota e fugir dos mercenários, Cale encontra o presidente e se torna a única esperança de salvar o sujeito. 

De tempos em tempos os grandes estúdios de Hollywood insistem em lançar produções simultâneas com o mesmo tema. Filmes como “Impacto Profundo” e “Armageddon” ou “Tombstone” e “Wyatt Earp” são exemplos. 

Este “O Ataque” é extremamente semelhante ao superior “Invasão a Casa Branca”, duas produções que transformam a Casa Branca num palco de guerra, utilizam clichês a exaustão e tem como protagonistas personagens que precisam mostrar seu valor. 

Alguns detalhes em “Invasão a Casa Branca” são melhores, como o elenco, as cenas de ação menos exageradas e principalmente o roteiro e a direção que levam o filme mais a sério, com um narrativa sem frases de efeito, escorregando apenas no final patriótico, fato comum neste tipo de longa. 

Este “O Ataque” irrita em alguns momentos por causa das falas engraçadinhas em meio as cenas de ação, muitas delas com o mocinho escapando de tiros de metralhadora e pelo roteiro ruim, principalmente na confusa explicação da motivação dos ataques, sem contar a fraca surpresa após o climax. 

É o típico filme de ação do alemão Roland Emmerich, daqueles para se assistir sem preocupações com roteiro, interpretações ou cenas de ação exageradas.

3 comentários:

Gustavo disse...

De acordo. Típico Emmerich. Derivativo e instantaneamente consumível. Ao menos o elenco de apoio é bom.

Amanda Aouad disse...

O filme é uma espécie de Duro de Matar, só que sem o brilho do primeiro. Esquecível mesmo.

bjs

Hugo disse...

Gustavo - Consumo rápido e nada mais.

Amanda - As frases engraçadinhas são muito forçadas e pioram a situação.

Abraço