sexta-feira, 11 de abril de 2014

007 Permissão Para Matar

007 Permissão Para Matar (Licence to Kill, Inglaterra / EUA, 1989) – Nota 7,5
Direção – John Glen
Elenco – Timothy Dalton, Carey Lowel, Robert Davi, Talisa Soto, Everett McGill, Desmond Llewellyn, Anthony Zerbie, Frank McRae, David Hedison, Wayne Newton, Benicio Del Toro, Anthony Stark, Pedro Armendariz Jr, Robert Brown.

Durante o casamento do agente da CIA Felix Leiter (David Hedison), capangas do narcotraficante Franz Sanchez (Robert Davi) assassinam a noiva como vingança pela prisão do chefão. Em paralelo, o próprio Sanchez é resgatado enquanto está sendo transportado para a cadeia. James Bond (Timothy Dalton) é um dos convidados do casamento que testemunha a noiva do amigo ser assassinada. 

Pouco tempo depois, não contente em matar a mulher, Sanchez sequestra e também mata Felix Leiter. O crime causa revolta em Bond, que é proibido de agir pelo serviço secreto inglês. Bond não aceita a situação, pede demissão, tem sua licença para matar revogada e assume o risco de investigar e se infiltrar no grupo criminoso de Sanchez em busca de vingança. 

O segundo e último filme com Timothy Dalton no papel de James Bond é com certeza o longa mais polêmico da série. O filme anterior era correto, mas foi criticado por não apresentar novidades e pelo pouco carisma de Dalton. 

Tentando mudar o estilo, os produtores e o diretor John Glen optaram por um roteiro com foco numa ameaça real e atual ao colocar como inimigo um chefão do tráfico, deixando de lado os vilões exagerados com planos para dominar ou destruir o mundo. Junte a isso uma dose cavalar de violência que seguia o estilo dos grandes sucessos do anos oitenta e um novo 007 que deixa o jeito clássico de lado para se tornar um vingador frio. 

Estas escolheram tiveram um preço, ao mesmo tempo em que resultaram num bom filme de ação, muitos fãs da série que não gostavam de Dalton odiaram a mudança no personagem e infelizmente o longa fracassou nas bilheterias. A inesperada bilheteria ruim e as críticas dos fãs fizeram com os produtores decidissem procurar outro ator para o papel, com o objetivo de dar um novo fôlego a série. 

Estas mudanças deixaram Bond longe das telas por seis anos, até o lançamento de “007 Contra GoldenEye” em 1995, longa que marcou a estreia de Pierce Brosnan no papel do agente secreto. 

Depois de vinte e cinco anos, este “007 Permissão Para Matar” continua sendo um bom filme que merece ser reconhecido pelos fãs do personagem.   

2 comentários:

Pedrita disse...

nossa, faz muito tempo que vi esse filme. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - É um bom filme da série.

Bjos