sexta-feira, 7 de março de 2014

Moça com Brinco de Pérola

Moça Com Brinco de Pérola (Girl with a Pearl Earring, Inglaterra / Luxemburgo, 2003) – Nota 7,5
Direção – Peter Webber
Elenco – Colin Firth, Scarlett Johansson, Tom Wilkinson, Judy Parfitt, Cillian Murphy, Essie Davis, Joana Scanlan, Alakina Mann.

No século XVII na Holanda, Griet (Scarlett Johansson) é uma jovem de família pobre que começa a trabalhar como serviçal na casa do pintor Johannes Vermeer (Colin Firth). Vermeer é casado com Catarina (Essie Davis), com quem tem vários filhos mas uma relação fria, sem contar a presença da intrometida sogra (Judy Parfitt) que não ajuda em nada. 

Para sustentar a família, Vermeer pinta quadros por encomenda para Pieter Van Ruijven (Tom Wilkinson), um mecenas que paga pelo trabalho do pintor e lucra com a venda dos quadros. Cada vez que Vermeer deseja pintar algo por conta própria, a esposa e a sogra se mostram contrariadas, até que a chegada de Griet desperta no pintor o desejo de algo mais. A relação que se cria entre patrão e empregada, resulta no quadro dá título ao filme e que muitos anos depois se tornaria uma valiosa obra de arte. 

O diretor inglês Peter Webber estreou no cinema com este longa que é uma adaptação de um livro escrito nos anos noventa, que apresenta uma história de ficção para tentar mostrar como teria sido a inspiração do holandês Vermeer para pintar seu quadro mais famoso. 

O filme tem um pé na fábula ao mostrar a humilde protagonista sofrendo com a terrível família que a contratou e sendo tratada de forma humana apenas pelo pintor, que seria uma espécie de príncipe proibido. 

O longa ganha pontos com o belíssimo figurino, a fotografia e a direção de artes, itens que foram indicados ao Oscar, com a atuação do sempre competente Colin Firth como o atormentado pintor e a beleza de Scarlett Johansson. 

É um filme que com certeza é mais apreciado pelos especialistas em artes e pintura, para o público em geral é apenas um drama sensível e ao mesmo tempo um pouco cansativo pelo ritmo lento da narrativa.

2 comentários:

Red Dust disse...

Olá, Hugo!!!!!

É, na verdade, um pouco lento (que se pode confundir com monotonia), mas não deixa de ser bem produzido.

Outro assunto, parece que o meu regresso está amaldiçoado. Acabaram de remover o meu blogue. Sem qualquer explicação. Desapareceu. Enfim, atitudes ditatoriais de quem não tem mais nada que fazer. Não sei se o recuperarei. Em todo o caso, agradeço a tua sincera companhia.

Um forte abraço!!!!!

Hugo disse...

Red - Que situação lamentável. Fica difícil entender o porquê deste tipo de atitude.

Espero que consiga recuperar o blog.

Abraço