quarta-feira, 5 de março de 2014

Além da Estrada

Além da Estrada (Por el Camino, Uruguai / Brasil, 2010) – Nota 7,5
Direção – Charly Braun
Elenco – Esteban Feune de Colombi, Jill Mulleady, Hugo Arias, Guilhermina Giunle, Naomi Campbell.

Santiago (Esteban Feune de Colombi) é um argentino que chega ao Uruguai para resolver a questão de um terreno deixado pelos pais que faleceram num acidente de automóvel. A jovem belga Juliette (Jill Mulleady) chega ao mesmo tempo no país e tem como objetivo viajar até a pequena cidade de Rocha no interior do Uruguai, mesmo local onde fica o terreno de Santiago. Os dois se cruzam e Santiago oferece uma carona, dando início a uma viagem que cruzará o país. 

Esta co-produção Uruguai/Brasil é um road movie que mistura ficção com personagens reais que foram sendo inseridos na trama conforme cruzavam o caminho do diretor e da equipe de filmagem. A viagem pelo país apresenta um interior com cidades pobres, com exceção das sequências em Punta Del Leste, porém a câmera do diretor mostra os locais de forma carinhosa, assim como é o tratamento aos vários personagens que surgem na tela. 

Os protagonistas são estreantes em longas e provavelmente este frescor ajudou na composição dos personagens, que são um retrato de como os jovens buscam algo, mesmo sem saber o que. Santiago abandonou o emprego fixo e não sabe o que fazer, ficando dividido entre uma vida simples no interior e as baladas vazias da cidade, fato que fica claro nas sequências em que ele contracena com a brasileira Guilhermina Guinle, que interpreta uma fútil emergente. A jovem Juliette vaga pelas Américas em busca de uma vida melhor, ou como ela cita, tenta fugir do sistema que a força ser garçonete na Bélgica. 

É um simples, sincero e contemplativo longa, indicado para cinéfilos que gostam de narrativas que fogem do lugar comum e que principalmente apreciam filmes com bela fotografia, aqui um dos pontos principais. 

O diretor brasileiro Charly Braun mostra que tem potencial, agora é esperar seus novos trabalhos para confirmar ou não o talento.

O filme tem ainda uma curiosa participação da polêmica modelo Naomi Campbell.

Nenhum comentário: