quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Possuídos

Possuídos (Bug, EUA, 2006) – Nota 7
Direção – William Friedkin
Elenco – Ashley Judd, Michael Shannon, Harry Connick Jr., Lynn Collins, Brian F. O’Byrne.

Agnes (Ashley Judd) é uma solitária garçonete que mora em um motel de beira de estrada. Ela recebe telefonemas diários em que alguém apenas ouve sua voz. Agnes acredita que o autor das ligações é seu ex-marido (Harry Connick Jr.) que acabou de sair da prisão. Quando sua amiga R. C. (Lynn Collins) lhe apresenta o estranho Peter (Michael Shannon), Agnes decide dar abrigo ao sujeito, com quem cria um forte laço emocional. O que a princípio parece ser uma relação entre dois solitários, se transforma em loucura quando aparentemente surgem insetos (o bug do título original)  no decadente quarto do motel. 

O diretor William Friedkin foi um dos caras que revolucionaram o cinema americano nos anos setenta através de grandes filmes como “Operação França” e “O Exorcista”. A partir dos anos oitenta a carreira de Friedkin se tornou irregular, com poucos trabalhos de destaque. 

Em 2006, já com setenta anos, Friedkin tentou dar uma chacoalhada na carreira com este longa que começa como um drama pesado e termina como um maluco suspense, recheado de cenas violentas e atuações viscerais de Michael Shannon e Ashley Judd. As sequências da meia-hora final são uma verdadeira loucura, com a dupla principal se entregando a cenas fortes, várias delas com nudez total e diálogos absurdos. 

O filme não fez sucesso, mas parte da crítica elogiou o trabalho do diretor, principalmente pelo capricho em mostrar detalhes que acentuam o medo e a paranoia que tomam conta dos personagens principais. 

Friedkin voltaria a telona em 2011 com o ainda mais maluco e exagerado “Killer Joe”. 

2 comentários:

Gustavo disse...

Bota pesado nisso. O filme me incomodou bastante quando assisti. Suspeito que era mesmo a intenção de Letts e Friedkin.

Hugo disse...

Gustavo - Com certeza era este o objetivo, mas considero que "Killer Joe" incomoda ainda mais.

Abraço