segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Lincoln

Lincoln (Lincoln, EUA, 2012) – Nota 7,5
Direção – Steven Spielberg
Elenco – Daniel Day Lewis, Sally Field, David Strathairn, Tommy Lee Jones, Joseph Gordon Levitt, James Spader, Hal Holbrook, John Hawkes, Jackie Earlie Haley, Bruce McGill, Tim Blake Nelson, Joseph Cross, Jared Harris, Lee Pace, Peter McRobbie, Gulliver McGrath, Walton Goggins, David Warshofsky, Wayne Duvall, Lukas Haas, Dane DeHaan.

Em janeiro de 1865, pouco depois de ser reeleito, o presidente americano Abraham Lincoln (Daniel Day Lewis) deseja ao mesmo tempo encerrar a guerra civil que ocorre a quatro anos e fazer com que o congresso assine a lei da abolição da escravatura, que seria a 13º emenda da constituição. 

Partindo deste cenário, Steven Spielberg entrega provavelmente seu filme mais esquemático da carreira. Mesmo longe de se ruim, apresentando uma ótima reconstituição de época, um bom roteiro que esmiúça as manobras políticas de Lincoln para conseguir seus objetivos e grandes atuações de Daniel Day Lewis e Tommy Lee Jones, o filme peca pela frieza e o excesso de duração que o torna cansativo. Nem mesmo as sequências das discussões no congresso chegam a empolgar, talvez a cena mais emocionante seja quase no final quando o personagem de Tommy Lee Jones mostra seu segredo ao espectador e o porquê da sua árdua luta pela abolição. 

É curioso notar que as manobras políticas utilizadas por Lincoln são idênticas as picaretagens da atualidade. Seu braço-direito William Seward (David Strathairn) contrata três sujeitos (James Spader, John Hawkes e Tim Blake Nelson), equivalente aos lobistas dos dias atuais, para convencer pelo menos vinte congressistas do Partido Democrata para votar a favor da emenda de Lincoln, utilizando todo tipo de favor e chantagem possíveis. 

É curioso notar que Lincoln pertencia ao conservador Partido Republicano, que queria a abolição ao contrário dos Democratas, que citavam até a religião para defender seu lado, situação que se inverteu nos dias atuais, sendo agora os Republicanos aqueles que tentam ligar a política com a religião e que são contra as minorias. 

4 comentários:

Red Dust disse...

Ainda não vi, Hugo.

Está gravado na box. Espero que cumpra as (altas) expectativas.

Um abraço!!!!!

Hugo disse...

Red - Apesar de Spielberg ma direção, o filme resultou um pouco abaixo do esperado.

Abraço

Amanda Aouad disse...

É, o filme ficou aquém. Mas, interessante sua observação sobre a mudança dos partidos e os mesmo jogos políticos.

bjs

Hugo disse...

Amanda - A sujeira politica sempre existiu, o que muda é a "ideologia" de acordo com o interesse de cada partido.

Bjos