terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

A Educação das Fadas

A Educação das Fadas (La Educacion de las Hadas, Argentina / França / Portugal / Espanha, 2006) – Nota 6,5
Direção – José Luis Cuerda
Elenco – Ricardo Darin, Irene Jacob, Bebe, Victor Valdivia.

Nicolas (Ricardo Darin) é um inventor de brinquedos que durante um voo com destino a Espanha se apaixona à primeira vista pelo viúva Ingrid (Irene Jacob) e por seu pequeno filho Raul (Victor Valdivia). Dois anos depois eles estão casados vivendo em uma casa no meio de um bosque onde Ingrid que é ornitóloga, cuida de diversos pássaros. 

Nicolas criou uma relação especial com Raul através dos contos de fadas que ele narra diariamente ao garoto, que por seu lado é inteligente e questionador. A vida aparentemente perfeita, fica confusa quando Ingrid sem explicar o motivo, diz para Nicolas que deseja se separar. O pobre sujeito fica totalmente perdido e acaba se aproximando de uma jovem que trabalha como caixa em um supermercado, a argelina Sezar (Bebe), que espera convite para estudar na França. 

Por mais que a história seja sensível e as interpretações do quarteto principal seja competente, em especial o sempre ótimo Ricardo Darin e o surpreendente garoto Victor Valdivia, o filme peca pelo ritmo irregular e por tentar criar um mistério envolvendo a decisão da personagem de Irene Jacob, que ao invés de instigar acaba irritando o espectador. 

Para quem assistiu os clássicos dos anos noventa de Krzysztof Kieslowski “A Fraternidade é Vermelha” e “A Dupla Vida de Veronique”, este longa vale também para rever a bela Irene Jacob, que era um jovem naquela época e aqui ainda conservava sua beleza na casa dos quarenta anos. 

3 comentários:

Amanda Aouad disse...

Interessante, fiquei bem curiosa, vou procurar.

bjs

Red Dust disse...

Apesar de faltar limar algumas arestas ao argumento, não deixa de ser um filme interessante.

Mais uma forte interpretação de Ricardo Darín. Só dei por ele em 'O Segredo Dos Seus Olhos',o que me permitiu descobrir outros bons filmes dele. O último que vi, com ele, foi o 'Nove Rainhas'.

Um abraço!!!!!

Hugo disse...

Amanda - É um filme com uma narrativa diferente.

Red - São os dois melhores filmes de Darin, mas pode assistir outros filmes com o ator que irá gostar.

Sua filmografia é ótima e suas atuações fantásticas.

Abraço