domingo, 5 de janeiro de 2014

Faroeste Caboclo

Faroeste Caboclo (Brasil, 2013) – Nota 7,5
Direção – René Sampaio
Elenco – Fabiano Boliveira, Isis Valverde, Felipe Abib, Antonio Calloni, Marcos Paulo, César Troncoso, Cinara Leal, Rodrigo Pandolfo, Juliana Lohmann.

A música “Faroeste Caboclo” escrita por Renato Russo é por si só uma história completa, um verdadeiro pré-roteiro quase pronto para ser filmado. A onda de filmes e documentários sobre a cena do Rock de Brasília dos anos oitenta, fez surgir está ótima ideia de levar as telas a triste saga de João de Santo Cristo (Fabiano Oliveira). 

Ainda adolescente no interior da Bahia, João mata o policial que havia assassinado seu pai anos atrás e acaba preso no reformatório. Após mais alguns anos, ele sai da cadeia e segue para Brasília onde encontra seu primo Pablo (o uruguaio César Troncoso de “O Banheiro do Papa”), com quem se torna comparsa no tráfico de drogas. Durante uma negociação de drogas, João é perseguido pela polícia e consegue se esconder no apartamento de Maria Lúcia (Isis Valverde), filha de um senador (Marcos Paulo), que se torna sua namorada. O problema é que o envolvimento de João com a venda de drogas o fará entrar em conflito com o também traficante Jeremias (Felipe Abib) e o policial corrupto Marco Aurélio (Antonio Calloni).

Como citei no início, a história estava praticamente pronta e o roteiro de Marcos Bernstein e Victor Atherino apenas criou as amarras da trama de uma forma convencional, porém com competência, resultando num bom drama policial. 

Os destaques do elenco são o protagonista Fabiano Boliveira (do fraco “400 Contra 1”), que interpreta um jovem dominado pela revolta, que vê cada nova esperança de mudar de vida se transformar em frustração e para César Troncoso como o traficante Pablo, personagem que ajuda João, mas que ao mesmo tempo é preconceituoso e violento. 

Mesmo com altos e baixos durante os anos, o cinema brasileiro já produziu muitos dramas policiais de qualidade, sendo muito bom ver mais um longa do gênero que merece destaque. 

5 comentários:

Leppard disse...

Olá amigo aceita parceria?
http://portaldoterrorclassico.blogspot.com.br/

Abraço!

Amanda Aouad disse...

É um filme interessante mesmo, ele fez sua adaptação da música e funcionou relativamente bem.

bjs

Silvia Freitas disse...

Não vi esse ainda, mas estou querendo muito ver. Adoro a música!
Abraços

Hugo disse...

Leppard - Podemos trocar links, inclusive já linkei o endereço do seu blog aqui.

Amanda - Eu gostei, resultou num bom filme.

Silvia - A música é o filme.

Abraço

Leppard disse...

Hugo- Ja linkei seu blog também,valeu!

Um forte abraço!