domingo, 12 de janeiro de 2014

A Dama de Ferro

A Dama de Ferro (The Iron Lady, Inglaterra / França, 2007) – Nota 7
Direção – Phyllida Lloyd
Elenco – Meryl Streep, Jim Broadbent, Susan Brown, Alexandra Roach, Iain Glen, Harry Lloyd, Nicholas Farrell, Anthony Head, Juliam Wadham, Richard E. Grant.

No final da vida, a ex-Primeira Ministra Britânica Margareth Thatcher (Meryl Streep) intercala momentos de lucidez com alucinações onde conversa com o marido (Jim Broadbent) já falecido. Alguns fatos simples do dia a dia desencadeiam lembranças na velha senhora e a partir daí o espectador vê em flashback toda a vida profissional e parte da pessoal da política que ficou conhecida como “A Dama de Ferro”. 

O roteiro de Abi Morgan segue principalmente a vida profissional de Thatcher, ficando claro que ela mesma deixou de lado sua vida pessoal, não dando a devida atenção ao bem humorado marido, que por sinal era seu oposto e negligenciando os filhos, inclusive a filha June (Susan Brown) que mesmo se preocupando com a mãe já idosa, é tratada com certa frieza. 

O roteiro tenta ainda mostrar um certo remorso de Thatcher com sua vida familiar, principalmente quando deseja encontrar o filho que mora na África do Sul e o máximo de contato que consegue é um rápido telefonema. 

Na vida profissional vemos a influência conservadora do pai (Iain Glen), sua difícil entrada na política por ser mulher e suas controversas atitudes como Primeira Ministra, que a transformaram em figura polêmica odiada pela classe trabalhadora britânica. 

O grande destaque é sem dúvida a atuação vencedora do Oscar de Meryl Streep, tanto na parte física, gestual e no vestuário, como no modo de falar e na forma dura com que enfrentava as crises e os políticos, inclusive os aliados. 

Passa longe de ser um grande filme, resultando mais num registro histórico sem surpresas de uma figura que rompeu barreiras, mas que ficou marcada pelo conservadorismo.    

5 comentários:

Emerson disse...

Importante registro de uma figura política na história do cinema. Ótima atuação dessa que é a minha atriz favorita (Meryl Streep).

Abraço!!

Silvia Freitas disse...

Muito boa atuação de Meryl, pra variar.
O filme não é uma grande coisa, mas nos faz refletir sobre o que foi ser a Dama de Ferro em épocas como aquela.
Abraço!

Hugo disse...

Emerson - A atuação de Meryl Streep é o ponto principal.

Silvia - Foi uma figura importante, mas que também erro muito como política.

Abraço

Gustavo disse...

Concordo que não seja um grande filme, mas achei-o um grande entretenimento. Sabe usar muito bem os flashbacks (ao contrário do terrível Saving Mr. Banks), é muito bem focado na personalidade da biografada, a produção é luxuosa e Streep dispensa comentários.

Hugo disse...

Gustavo - Eu ainda não assisti "Saving Mr. Banks" para comparar o estilo.

Abraço