domingo, 22 de dezembro de 2013

Homens e Deuses

Homens e Deuses (Des Hommes et des Dieux, França, 2010) – Nota 7,5
Direção – Xavier Beauvois
Elenco – Lambert Wilson, Michael Lonsdale, Olivier Rabourdin, Philippe Laudenbach, Jacques Herlin, Loic Pichon, Xavier Maly, Jean Marie Frin.

Em 1996, oito monges católicos vivem em um mosteiro no interior da Argélia, tendo uma tranquila relação com a população muçulmana de um vilarejo próximo. Passando os dias entre orações e o cultivo de uma horta, os monges ainda dão assistência médica aos moradores do vilarejo. O único médico entre os monges é o veterano Luc (Michael Lonsdale), que atende pacientemente os humildes habitantes do local. 

A paz se transforma em ansiedade e medo quando rebeldes que lutam contra a ditadura militar no país começam a atacar na região. O líder dos monges é Christian (Lambert Wilson), que mesmo preocupado, não pretende abandonar o local, enquanto os demais monges se dividem quanto a fugir ou permanecer. 

Baseado em fato real, este longa que venceu o Oscar de Filme Estrangeiro e a Palma de Ouro em Cannes apresenta um ritmo lento, quase contemplativo em várias passagens. O objetivo do diretor com certeza era criar uma narrativa no ritmo de vida dos monges, recheado de cenas de oração e rituais católicos, tudo valorizado por uma bela fotografia. 

O destaque é o desenvolvimento dos personagens, com cada monge enfrentando a situação de uma forma. Os mais velhos sem medo de morrer e outros se questionando se realmente teria sentido ficar no local, principalmente o atormentado personagem de Olivier Rabourdin. 

No final, ao mesmo tempo em que fica a lição de que cada um tem a liberdade de escolher seu caminho, por outro lado pode-se questionar até que ponto vale se sacrificar por algo que você acredita.    

5 comentários:

Amanda Aouad disse...

Um belo filme, gosto muito da forma como eles vão vendo o tempo passar e pensando nas alternativas.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Mesmo com uma narrativa lenta, o filme prende a atenção.

Bjos

Marcos Rosa disse...

Assisti em janeiro do ano passado, ótimo!

Hugo disse...

Marcos - Simples, mas como uma interessante história.

Abraço

Hugo disse...

Marcos - Simples, mas como uma interessante história.

Abraço