quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Raul - O Início, o Fim e o Meio

Raul – O Início, o Fim e o Meio (Brasil, 2012) – Nota 8
Direção – Walter Carvalho
Documentário

A criativa e atribulada vida do cantor Raul Seixas é contada de ponta a ponta neste ótimo documentário. 

Seguindo a vida do cantor de forma linear, o diretor Walter Carvalho (do interessante “Cazuza – O Tempo Não Para” e do fraco e pretensioso “Budapeste”) acerta no tom das entrevistas com as várias pessoas que tiveram participação importante na vida de Raul, inclusive sua cinco companheiras, mesmo que sua primeira esposa Edith tenha apresentado apenas uma carta lida pela filha. 

Para muitos é novidade saber que Raul Seixas que faleceu cedo por conseqüências do alcoolismo e do vício em drogas, tenha iniciado sua jornada nas drogas apenas com vinte e sete anos quando conheceu Paulo Coelho. O depoimento de Paulo Coelho é o mais longo do doc, onde ele confirma que apresentou todos os tipos de drogas para Raul, mas não se sente culpado por isso. 

Se a vida pessoal é contada com detalhes, também são importantes os depoimentos dos parceiros musicais, desde os integrantes de “Raulzito e os Panteras”, seu primeiro grupo na Bahia, até os últimos shows quando foi resgatado por Marcelo Nova e teve seus momentos derradeiros de fama. 

Walter Carvalho acerta também ao inserir uma enorme quantidade de músicas durante o doc, quase sempre com pessoas comentando como determinada música foi composta. 

O resultado é uma merecida homenagem a uma figura extremamente talentosa, que deixou uma discografia fantástica repleta de clássicos com letras que estavam a frente do seu tempo. 

4 comentários:

Amanda Aouad disse...

É uma merecida homenagem, concordo, tem bastante material de arquivo, só acho que para um documentário do "maluco beleza" é esquemático demais. Walter Carvalho poderia ousar um pouco mais na estética.

bjs

Silvia Freitas disse...

Não vi, mas me interessei muito ao ler a crítica.
Gde abraço!

Hugo disse...

Amanda - Seria uma opção, mas mesmo assim gostei, o doc apresenta muitas informações sobre a vida de Raul.

Silvia - Assista, se você gosta de Raul vai curtir ainda mais.

Abraço

Anônimo disse...

Sou fã do Raul e desconhecia esse documentário. Sobre ele, gostei muito do que a Globo fez em "Por Toda Minha Vida" - ótimo programa (ao menos, acho). Abraços e valeu pela sugestão!