sábado, 16 de novembro de 2013

Os Suspeitos

Os Suspeitos (Prisoners, EUA, 2013) – Nota 8
Direção – Denis Villeneuve
Elenco – Jake Gyllenhaal, Hugh Jackman, Terrence Howard, Viola Davis, Maria Bello, Paul Dano, Melissa Leo, Dylan Minnette, Zoe Soul, Erin Gerasimovich, Kyla Drew Simmons, Wayne Duvall, Len Cariou.

As famílias Dover e Birch moram vizinhas e se juntam para comemorar o Dia de Ação de Graças nas casa dos Birch. Quando as filhas pequenas dos casais pedem para ir até a casa dos Dover em busca de um apito, os pais autorizam sem preocupação alguma. Passado algum tempo, os pais percebem a demora das crianças em voltar. Keller Dover (Hugh Jackman) vai até sua casa procurá-las, enquanto sua esposa Grace (Maria Bello) e o casal Birch, Frank (Terrence Howard) e Nancy (Viola Davis) vasculham a outra casa junto com os filhos mais velhos dos casais, Ralph e Eliza (Dylan Minnette e Zoe Soul). 

O desespero pelo desaparecimento das crianças aumenta quanto Ralph cita que uma trailer desconhecido estava estacionado na rua. Eles acionam a polícia que logo localiza o trailer. O detetive Loki (Jake Gyllenhaal) consegue prender um suspeito (Paul Dano) que tenta fugir, porém não encontra pistas das garotas e percebe que o rapaz tem o desenvolvimento mental de uma criança. A falta de pistas misturada com o desespero das famílias faz com que Keller decida investigar por conta própria, acreditando que o garoto problemático saiba onde estão as crianças, enquanto Loki procura deixar a emoção da lado para tentar solucionar o caso. 

O diretor canadense Denis Villeneuve chamou atenção do público e da crítica com o ótimo “Incêndios”, com este trabalho abrindo caminho para sua estréia em Hollywood neste longa que tem um roteiro que é um verdadeiro quebra-cabeças. Mesmo que no final o espectador perceba que todas as pistas estavam claras, Villeneuve consegue prender a atenção através da narrativa que explora a investigação e que lembra em alguns momentos o também ótimo “Zodíaco” de David Fincher, por sinal que tinha o mesmo Jake Gyllenhaal no papel principal. Aqui ele divide o protagonismo com Hugh Jackman, que cria um sujeito que sempre se prepara para o pior e que não mede esforços para encontrar sua filha, mesmo que precise utilizar a violência. Os dois personagens são opostos, Jackman é a emoção em pessoa, que tem a família como seu grande bem, enquanto Gyllenhall é o policial solitário, racional e meticuloso, que coloca todas as suas forças no trabalho. 

O resultado é um belo drama policial, que tem ainda ótimos coadjuvantes como Terrence Howard, Paul Dano e Melissa Leo, todos em papéis importantes. 

6 comentários:

renatocinema disse...

Agora fiquei intrigado.....lembrar, mesmo que vagamente, obra de David Fincher me deixou ansioso para assistir.

Abraços

bruno knott disse...

E como chamou a atenção com Incêndios, um dos meus preferidos dos últimos anos...

Este parece ótimo tb.

Hugo disse...

Renato - A investigação cheia de detalhes me lembrou "Zodíaco".

Bruno - Ainda considero "Incêndios" melhor, mas a comparação não diminui a qualidade deste novo trabalho.

Abraço

Amanda Aouad disse...

Gosto bastante desse filme, apesar de não ser superior a Incêndios. Acho que a parte final acaba ficando atropelada com tantas revelações.


bjs

Gustavo disse...

Devo dizer que prefiro este a Zodíaco. O filme de Villeneuve dá ainda mais espaço para os atores brilharem e a situação das famílias propicia mais envolvimento emocional. É um roteiro muito instigante.

Hugo disse...

Amanda - Também considero "Incêndios" superior.

Gustavo - Na questão dos atores eu concordo com você, mas no geral considero "Zodíaco" um pouco melhor.

Abraço