sábado, 30 de novembro de 2013

Filmes Baseados em Obras de Julio Verne

O escritor Julio Verne foi um visionário que descreveu em suas obras no século XIX máquinas e situações que se tornariam reais muitos anos depois. O submarino e o dirigível são dois exemplos.

Muitos dos seus livros foram adaptados para o cinema, como as duas versões de "A Volta ao Mundo em 80 Dias" (leia resenha aqui).

Nesta nova postagem eu comento três longas baseados em obras do autor.

20.000 Léguas Submarinas (20000 Leagues Under the Sea, EUA, 1954) – Nota 7,5
Direção – Richard Fleischer
Elenco – Kirk Douglas, James Mason, Paul Lukas, Peter Lorre, Robert J. Wilkie, Ted de Corsia.

Na segunda metade do século XIX, vários navios são atacados por algo considerado como um monstro marinho. Para investigar o que está ocorrendo, o governo envia uma embarcação liderada pelo Capitão Farragut (Ted de Corsia), que carrega ainda um experiente marinheiro (Kirk Douglas), além de um professor e seu assistente (Paul Lukas e Peter Lorre). Não demora para enfrentarem perigos e encontrarem o Nautilus, para eles uma estranha embarcação que navega submersa criada pelo Capitão Nemo (James Mason). 

Ao lado do original “A Volta ao Mundo em Oitenta Dias”, esta é a melhor adaptação de Julio Verne para o cinema. Os ótimos efeitos especiais para época criam até mesmo uma sensacional cena de ataque de um polvo gigante, sem contar as boas cenas de ação com Kirk Douglas e o ótimo elenco com astros como James Mason e Peter Lorre, o eterno “Vampiro de Dusseldorf”. 

O diretor Richard Fleischer teve uma longa carreira em Hollywood, com bons filmes “O Homem que Odiava as Mulheres”, “Viagem Fantástica” e "Conan, o Destruidor".

Robur, o Conquistador do Mundo (Master of the World, EUA, 1961) – Nota 7
Direção – William Witney
Elenco – Vincent Price, Charles Bronson, Henry Hull, Mary Webster, David Frankham.

Uma pequena cidade americana no século XIX é atingida por um tremor de terra e logo em seguida uma estranha voz faz ameaças sobre o fim do mundo. A voz parece ter saído de um extinto vulcão. Para descobrir o que ocorreu, o governo envia um agente (Charles Bronson), que utiliza um balão para chegar no topo da montanha, acompanhado de um fabricante de armas, sua filha e o namorado desta. No local eles encontram o Capitão Robur (Vincent Price), um cientista que construiu uma máquina voadora (o “Albatross”) e com ela deseja destruir os estoques de armas do mundo para acabar com as guerras. 

Baseada no obra pacifista de Julio Verne, esta boa aventura se aproveitou da época em que o medo de uma Terceira Guerra Mundial era real para fazer uma espécie de propaganda contra a guerra. O roteiro é bem escrito e as cenas de ação bem feitas, várias delas com lutas entre o personagem de Charles Bronson e os seguidores de Robur. Além disso, para os fãs de cinema antigo é imperdível ver ícones como Vincent Price e Charles Bronson no mesmo longa. 

A Ilha Misteriosa (Mysterious Island, EUA / Inglaterra, 1961) – Nota 6,5
Direção – Cy Endfield
Elenco – Michael Craig, Joan Greenwood, Michael Callan, Gary Merrill, Herbert Lom, Beth Rogan, Percy Herbert, Dan Johnson.

Durante a Guerra da Secessão, o capitão Harding (Michael Craig) arma um plano para fugir da prisão junto com dois soldados (Michael Callan e Dan Johnson) e um jornalista (Gary Merrill). Eles conseguem render os guardas e chegar até um balão. No meio da confusão, um soldado confederado (Percy Herbert) entra em luta com os fugitivos e acaba caindo dentro no balão. O balão é levado por um vento forte até cair próximo a uma ilha. Os fugitivos sobrevivem a queda, mas a partir daí precisam enfrentar os perigos da ilha, onde encontram estranhos animais gigantes. 

Baseado num livro de Julio Verne, esta adaptação é uma produção B que tem como destaque principal os efeitos especiais do mestre Ray Harryhausen, que mesmo hoje parecendo primitivos, ainda divertem pela criatividade. Outro destaque é a trilha sonora marcante do maestro Bernard Hermann, parceiro de Alfred Hithcock em vários clássicos. 

Como informação, o ator Herbert Lom que ficaria conhecido pelo papel do Capitão Dreyfuss na série de filmes “A Pantera Cor-de-Rosa”, aqui interpreta o Capitão Nemo, personagem que surge na parte final.  

5 comentários:

Anônimo disse...

Vale lembrar As Grandes Aventuras do Capitão Grant(In Search of the Castaways)de 1962, dirigido por Robert Stevenson. Com Maurice Chevalier, Hayley Mills, George Sanders e Wilfrid Hyde-White. Esse filme foi um dos clássicos da minha infância.

Anônimo disse...

Viagem ao centro do Terra (Journey to The Center of Earth)

Hugo disse...

Anônimo - Valeu pelos filmes lembrados. Não citei estes filmes na postagem pois não os assisti.

Abraço

Amanda Aouad disse...

Realmente, Julio Verne é sempre uma inspiração, até quando é apenas citado como em De Volta Para o Futuro 3, rs.

Dos filmes lembrados aqui, vi 20.000 Léguas Submarinas, fez parte da minha infância, mas, precisaria rever com os olhos de hoje.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Boa lembrança da citação em "De Volta Para o Futuro 3".

Bjos