domingo, 27 de outubro de 2013

Primeiro Tempo

Primeiro Tempo (Brasil, 2013) – Nota 10
Direção – Rogério Zagallo
Documentário

Este documentário de 47 minutos é a primeira parte sobre a história do estádio Palestra Itália, a casa do Palmeiras. 

O diretor Rogério Zagallo filmou o último jogo oficial do Palmeiras no local, uma vitória de 4 x 2 contra o Grêmio em 2010, começando a mostrar o estádio e seus arredores desde o início da manhã até o final da partida. 

Durante o dia ele colheu depoimentos de ídolos eternos do clube, como o goleiro Marcos, César Maluco, Valdir Joaquim de Moraes, Evair, o maior craque da história do Palmeiras Ademir da Guia e o goleiro Oberdan Cattani, que na época tinha 91 anos e hoje é o único atleta vivo que jogou pelo clube quando este ainda se chamada Palestra Itália, ou seja, ele vive o Palmeiras desde 1940. 

O doc resgata ainda fotos do estádio desde o final dos anos dez, passando pelas décadas seguintes e citando as duas grandes reformas anteriores. A primeira em 1933 quando se transformou no primeiro estádio brasileiro com arquibancadas de concreto armado e a segunda em 1964 quando o estádio foi transformado no Jardim Suspenso. 

É um documentário simples, mas vale nota 10 por ser um fantástico registro histórico para os torcedores do clube que esperam ansiosamente a inauguração do novo estádio no próximo ano quando comemoraremos o centenário, fato que renderá a sequência do documentário que terá o título de ”Segundo Tempo”.

Nenhum comentário: