quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Bling Ring: A Gangue de Hollywood

Bling Ring: A Gangue de Hollywood (The Bling Ring, Estados Unidos / Inglaterra / França / Alemanha / Japão, 2013) – Nota 6,5
Direção – Sofia Coppola
Elenco – Katie Chang, Israel Broussard, Emma Watson, Claire Julien, Taissa Farmiga, Georgia Rock, Leslie Mann, Carlos Miranda, Gavin Rossdale, Stacy Edwards.

Marc (Israel Broussard) começa a estudar em um novo colégio no subúrbio de Los Angeles e rapidamente faz amizade com Rebecca (Katie Chang). A garota gosta de fazer pequenos roubos para comprar roupas e objetos de grife. Não demora para Rebecca e Marc começarem a invadir mansões nas colinas de Hollywood enquanto os donos estão fora. Após entrarem com facilidade na mansão de Paris Hilton e roubarem alguns objetos de valor, a dupla ganha a companhia de outras três garotas (Emma Watson, Claire Julien e Taissa Farmiga) para novas invasões, sempre nas casas de famosos que estão viajando. 

Baseado na história real de uma gangue de jovens ricas que ganhou o apelido de “The Bling Ring”, este longa de Sofia Coppola deixa no final uma sensação de vazio, tal qual a vida vazia dos personagens. São todos jovens de classe média alta, que se espelham em celebridades polêmicas como Paris Hilton, Lindsay Lohan e Megan Fox e se preocupam apenas em se divertir em lugares da moda, sempre utilizando roupas e objetos de marcas famosas. 

Esta vida de luxo e ao mesmo tempo vazia é o reflexo da família, sempre mostrando os pais como ausentes ou imaturos, tendo como maior exemplo a personagem de Leslie Mann, uma nova rica fútil e alienada que segue os preceitos do livro “O Segredo”. 

Sofia Coppola na primeira hora foca na “vida louca” dos jovens, alternando sequências entre invasões e baladas, sempre em ritmo agitado e com uma trilha sonora recheada de Gangsta Rap, para na meia-hora final mostrar as conseqüências e transformar o longa num drama raso com pitadas de ironia. 

Esta longe de ser um grande filme, vale apenas como registro de uma geração de pobres jovens ricos, que tem muito dinheiro e pouco caráter.

Nenhum comentário: