terça-feira, 15 de outubro de 2013

Antes da Meia-Noite

Antes da Meia-Noite (Before Midnight, EUA, 2013) – Nota 8
Direção – Richard Linklater
Elenco – Ethan Hawke, Julie Delpy, Seamus Davey Fitzpatrick.

Poucos vezes o cinema produziu uma química tão perfeita entre dois personagens como Celine (Julie Delpy) e Jesse (Ethan Hawke). Neste fechamento de trilogia (ou seria apenas mais um capítulo?), encontramos o casal oito anos depois do segundo encontro, agora vivendo juntos em Paris e com duas gêmeas como filhas. 

O longa se passa todo no litoral da Grécia durante as férias de verão na Europa, começando com uma sequência no aeroporto onde Jesse se despede do filho (Seamus Davey Fitzpatrick) que precisa voltar para os Estados Unidos e ficar com a mãe, a ex-esposa de Jesse. A distância do filho pré-adolescente faz com que Jesse sofra e por conseqüência dê início a uma discussão com Celine, que se estenderá por quase todo o longa. 

Um dos grandes acertos da trilogia é o desenvolvimento dos personagens em relação a idade e principalmente as prioridades naquele exato momento da vida. No filme original vemos o frescor daqueles dois jovens que desejam experimentar a vida, se conhecer e aproveitar a liberdade, sentimento que faz com que deixem a paixão à primeira vista em segundo plano, para quem sabe aproveitá-la no futuro. 

No segundo longa os personagens já estão na casa dos trinta anos, numa fase em que a afirmação profissional é importante e quando já passaram por várias experiências, inclusive relacionamentos frustrados. Este reencontro mostra que eles nunca se esquecerem, mas a vida os levou para lados diferentes, tendo naquele momento uma segunda chance. 

Aqui a situação é completamente diferente, o desafio é enfrentar os pequenos problemas do dia a dia que vão minando a paixão. Fato comum a qualquer casal, que nessa fase descobre se realmente o que eles sentiam era amor, que na realidade é uma mistura de amizade, desejo e respeito. 

Este enfoque faz com que o espectador se identifique com a situação. Tudo isto ganha força nos ótimos diálogos, sendo quatro sequências com o apenas o casal, com a habitual sequência em que eles andam pela cidade falando sobre tudo, aqui mostrando as belezas de uma pequena cidade do litoral grego. 

A novidade está na sequência do almoço na casa do escritor onde o casal está hospedado junto com outros dois casais e uma senhora viúva. É interessante a visão do casal mais jovem, que são gregos, moram em cidades diferentes e dizem conversar pelo Skype, sendo que a moça diz claramente saber que o relacionamento terá um fim em algum momento, algo completamente oposto ao que Jesse e Celine acreditavam, por sinal, eles fazem parte provavelmente da última geração que ainda acreditava no amor eterno. 

É um belíssimo filme, imperdível para os fãs da trilogia e como escrevi no início, quem sabe seja apenas mais um capítulo na vida do casal. Vamos esperar Jesse e Celine aos cinqüenta anos.

2 comentários:

renatocinema disse...

Consegui uma cópia do filme segunda-feira.

Adoro os personagens e como você disse realmente química entre os personagens é perfeita.

Hugo disse...

Renato - É um belíssima trilogia, com ótimos personagens.

Abraço