segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Sherlock Holmes

Sherlock Holmes (Sherlock Holmes, EUA / Alemanha, 2009) – Nota 7,5
Direção – Guy Ritchie
Elenco – Robert Downey Jr, Jude Law, Rachel McAdams, Mark Strong, Eddie Marsan, Robert Maillet, Geraldine James, Kelly Reilly, William Houston, Hans Matheson, James Fox.

Em Londres, no final do século XIX, o detetive Sherlock Holmes (Robert Downey Jr) e seu amigo dr. Watson (Jude Law) conseguem salvar uma mulher que está prestes a ser assassinada em um ritual de magia negra comandado por Lord Blackwood (Mark Strong). 

O sujeito é condenado à forca e antes de ser executado, chama Sherlock e diz que a morte é apenas o começo. Um dia após a execução, Blackwood é visto andando pela cidade e a dupla comprova que o corpo do sujeito desapareceu da tumba. Ao mesmo tempo, a vigarista Irene Adler (Rachel McAdams) contrata Sherlock para encontrar um estranho homem que desapareceu e que pode estar ligado aos crimes de Lord Blackwood. 

Nos últimos anos foram várias as tentativas de adaptar histórias clássicas para o cinema utilizando efeitos especiais com o objetivo de dar uma cara de modernidade. Longas como “Rei Arthur” e “Van Helsing” podem ser considerados apenas razoáveis, onde os efeitos se mostraram superiores ao roteiro. 

Desta vez quem tentou a sorte no gênero foi Guy Ritchie, que acertou em cheio ao casar com perfeição ótimos efeitos especiais com uma belíssima reconstituição de época, um roteiro inteligente e um elenco carismático, com destaque para a química entre Robert Downey Jr e Jude Law, além do competente Mark Strong como o vilão. Os diálogos afiados dosam na medida certa as piadas e os momentos mais sérios, sem insultar a inteligência do espectador. 

O filme teve merecidamente uma sequência em 2011, longa que ainda não conferi. 

2 comentários:

Marcelo Keiser disse...

Eu daria nota 8 pelo entrosamento da dupla de protagonistas. Dei muita risada com esse filme! Gostei ainda mais da sequência! Mas esse também é muito bom. Recomendo a quem ainda não tenha assistido!

abraço

Hugo disse...

Marcelo - Ainda preciso ver a sequência.

Abraço