sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Quando as Metralhadoras Cospem & Garotos em Ponto de Bala


Quando as Metralhadoras Cospem (Bugsy Malone, Inglaterra, 1976) – Nota 6,5
Direção – Alan Parker
Elenco – Scott Bayo, Jodie Foster, John Cassisi, Florrie Dugger, Martin Lev, Dexter Fletcher.

Durante a Lei Seca, o malandro Bugsy Malone (Scott Baio) trabalha para o gângster Fat Sam (John Cassisi), que está em guerra com a gangue rival comandada por Dandy Dan (Martin Lev), que está levando vantagem por utilizar uma nova arma, as metralhadoras que cospem tortas e imobilizam os inimigos. Ao mesmo tempo, Bugsy se envolve com a aspirante a cantora  Blousey Brown (Florrie Dugger) e com a femme fatale Talullah (Jodie Foster). 

Esta sátira aos filmes de gângsteres em formato de musical utilizando apenas crianças no elenco, foi a estreia na direção de um longa para o cinema do grande Alan Parker. Parker fez um filme inofensivo, um pouco irregular e que hoje é visto mais como curiosidade, principalmente pela presença de Jodie Foster, que no mesmo ano ficaria famosa pelo trabalho em “Taxi Driver”. 

Do restante do elenco, apenas Scott Baio fez carreira em seriados  de tv e Dexter Fletcher que tem um pequeno papel e que na época tinha apenas dez anos, seguiu com trabalhos importantes em filmes como “Namoros Eletrônicos”, “Revolução” ao lado de Al Pacino e o ótimo “Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes”.

Garotos em Ponto de Bala (The Bad New Bears, EUA, 1976) – Nota 6,5
Direção – Michael Ritchie
Elenco – Walter Matthau, Tatum O'Neal, Vic Morrow, Joyce Van Patten, Jackie Earle Haley.

O ex-jogador de beisebol Morris Buttermaker (Walter Matthau) trabalha como limpador de piscinas, adora uma cerveja e nas horas vagas é treinador de uma equipe de garotos. A fraca equipe começa a vencer quando a pequena Amanda (Tatum O’Neal) e o jovem rebelde Kelly Leak (Jackie Earle Haley) entram para o time. A esperta Amanda é filha de uma ex-namorada de Morris e sempre que possível pega no pé do velho beberrão. 

Esta simpática comédia foi produzida com o objetivo de lucrar com o sucesso da garota Tatum O’Neal, filha do astro Ryan O’Neal, que foi a vencedora do Oscar de Melhor Atriz pelo ótimo “Lua de Papel” em 1973, quando tinha apenas dez anos de idade. Este foi o segundo filme da menina e resultou numa sessão da tarde despretensiosa, que tem como ponto principal os divertidos diálogos entre ela e o veterano Walter Matthau. 

Como curiosidade, o ator Jackie Earle Haley foi um astro infantil que ao chegar na idade adulta não conseguiu se firmar e abandonou a carreira em 1993. Ele acabou resgatado pelo diretor Todd Field em 2006 para um papel de pedófilo em “Pecados Íntimos”, trabalho que lhe valeu uma indicação ao Oscar de Ator Coadjuvante e a retomada da carreira. 

2 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Cara adoro Bugsy Malone, demais! Um dos melhores filmes do Alan Parker. Original e ousado. Jodie Foster lindinha!

Abs.

Hugo disse...

Rodrigo - É um filme curioso, na verdade gosto mais dos filmes posteriores de Alan Parker.

Abraço