quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Procurando por Sugar Man

Procurando por Sugar Man (Searching for Sugar Man, Suécia / Inglaterra / EUA, 2012) – Nota 9
Direção – Malik Bendjelloul
Documentário

Este documentário vencedor do Oscar tem uma inacreditável história, que se fosse levada às telas como ficção se mostraria totalmente inverossímil. 

Tudo começa em Detroit no ano de 1969, quando dois produtores musicais seguem uma dica e encontram cantando em um bar um sujeito de nome Rodriguez. A dupla se encanta pelas músicas do rapaz que toca e canta no estilo Folk, com letras que falam sobre o sofrido dia a dia na periferia de Detroit. Logo, eles conseguem um contrato numa gravadora chama Sussex, onde Rodriguez lança o álbum “Cold Facts”, que tem algumas críticas positivas, mas não vende absolutamente nada. Rodriguez ainda grava um segundo álbum chamado “Coming From Reality”, que tem o mesmo destino do anterior. 

Sem que saiba como aconteceu, o primeiro álbum chega na África do Sul, país que vivia o auge do terrível regime Apartheid, onde a censura e a repressão eram as regras e nem mesmo havia televisão no país. As letras libertárias que criticavam o sistema, rapidamente transformaram o álbum em sucesso no país, principalmente entre os jovens da classe média branca que viam naquelas músicas uma forma de rebeldia. 

Consta que pelos menos quinhentas mil cópias foram vendidas no país, Rodriguez se tornou um astro, porém nada se sabia sobre o sujeito. O mistério fez surgir variações de uma lenda em que o músico teria se suicidado no palco. Mesmo sem comprovação alguma, muitos acreditaram que Rodriguez havia morrido. 

Já nos anos noventa, várias coincidências e a curiosidade de dois sul-africanos: o dono de uma loja de discos e um jornalista, fizeram com que a história ganhasse novo rumo e uma inesperada descoberta. 

O diretor sueco Malik Bendjelloul procurava alguma história interessante para fazer um documentário, quando encontrou o dono da loja de discos na Cidade do Cabo na África do Sul, um sujeito chamado Stephen “Sugarman” Segerman,  que ganhou o apelido por ser grande fã de Rodriguez e que acabou contando a maluca história do sucesso do cantor no país. 

O talentoso diretor soube montar o documentário de uma forma em que ocorrem algumas reviravoltas que prendem a atenção durante a narrativa, até chegar na incrível figura de Rodriguez. Com uma voz marcante e um estilo que lembra Bob Dylan, Rodriguez fez dois álbuns sensacionais, porém numa época em que os músicos eram obrigados a seguir as regras das gravadoras e muitas vezes eram enganados ou deixados de lado, ele teve sua carreira abortada. 

Vale destacar ainda que o documentário inteiro é pontuado pelas ótimas canções de Rodriguez. 

É uma fantástica história contada num documentário imperdível.

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

O filme é incrível mesmo. A história é impressionante, as músicas muito boas e a forma como o roteiro constrói o mistério e a revelação, envolvente e emocionante.

bjs

Hugo disse...

Amanda - O doc e a história são sensacionais.

Bjos