segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O Lugar Onde Tudo Termina

O Lugar Onde Tudo Termina (The Place Beyond the Pines, EUA, 2012) – Nota 7,5
Direção – Derek Cianfrance
Elenco – Ryan Gosling, Bradley Cooper, Eva Mendes, Ben Mendelsohn, Ray Liotta, Rose Byrne, Harris Yulin, Dane DeHaan, Bruce Greenwood, Robert Clohessy, Emory Cohen, Mahershala Ali.

Luke (Ryan Gosling) é um motociclista talentoso que trabalha em um circo fazendo shows no chamado “globo da morte”. Após uma apresentação, Luke fica surpreso ao ser visitado por Romina (Eva Mendes), uma jovem com quem teve um affair um ano antes quando o circo passou por aquela cidade. O reencontro resulta numa inesperada revelação que muda completamente a vida de Luke e que trará conseqüências para várias pessoas num período da quinze anos. 

Esta síntese é apenas a premissa de um interessante drama que pode ser dividido em três histórias interligadas, mas que não vale a pena se aprofundar para não estragar a surpresa de quem ainda não viu o filme.

Eu considero a primeira parte como a melhor das três histórias, ao misturar drama, ação e tragédia, com destaque para a interpretação de Ryan Gosling como o atormentado Luke. O segundo e o terceiro atos são mais previsíveis, com o segundo voltado para o drama policial e parte final para uma espécie de acerto de contas com o passado. 

O diretor Derek Cianfrance brinca com o espectador ao criar a sequência inicial com a motos girando no globo da morte e finalizar o longa como se alguns personagens estivessem vivendo em círculos e suas histórias voltando ao ponto inicial. 

Apesar de irregular, o filme vale pela trama que prende a atenção e o competente elenco.   

5 comentários:

Amanda Aouad disse...

Ah, não achei irregular não. Eu realmente gostei muito do filme e da forma como ele passou o bastão para cada fase, principalmente as duas primeiras.

bjs

Gilberto Carlos disse...

Gosto de Bradley Cooper. Quero ver esse filme que parece interessante, aliás, bem mais do que Se beber não case parte III

Hugo disse...

Amanda - Eu tb gostei do filme, mas achei as segunda e a terceira trama previsíveis.

Gilberto - A parte III eu ainda não assisti, mas não deve ser muito diferente dos filmes anteriores.

Abraço

Gustavo disse...

Concordo: também achei a porção inicial mais interessante.

Hugo disse...

Gustavo - Por isso considerei o filme um pouco irregular.

Abraço