domingo, 8 de setembro de 2013

Máquina Mortífera

Máquina Mortífera (Lethal Weapon, EUA, 1987) – Nota 9
Direção – Richard Donner
Elenco – Mel Gibson, Danny Glover, Gary Busey, Mitchell Ryan, Tom Atkins, Darlene Love, Traci Wolf.

O veterano policial Roger Murtaugh (Danny Glover) está prestes a se aposentar, mas antes disso recebe como parceiro o descontrolado Martin Riggs (Mel Gibson), que passa problemas na vida pessoal e chega a flertar com o suicídio. A princípio a dupla não se aceita, mas aos poucos criam um forte laço de amizade após terem de enfrentar uma violenta quadrilha de traficantes liderados por ex-soldados que lutaram no Vietnã. 

A trama simples pode parecer clichê, porém o resultado foi um dos melhores filmes policiais dos anos oitenta. O ótimo roteiro de Shane Black apresenta divertidos diálogos entre Glover e Gibson, que criaram uma perfeita química entre dois personagens completamente diferentes. 

O diretor Richard Donner que estava plena forma, acertou na narrativa ágil sem ser acelerada, nas ótimas cenas de ação que apesar de violentas não se mostram exageradas, com destaque para a sequência em que o personagem de Mel Gibson é torturado pelo sinistro oriental Al Leong, figura carimbada em filmes de ação da época, sempre interpretando algum capanga de vilão. Valorizando a trama, temos ainda dois vilões competentes, com Mitchell Ryan como o general corrupto e Gary Busey como seu braço direito. 

O grande sucesso do longa gerou três boas continuações recheadas de cenas de ação, todas como o mesmo trio principal, Donner, Gibson e Glover.   

2 comentários:

Rogério Marques disse...

Por acaso assisti ontem o Máquina Mortífera 3. Da quadrilogia eu assisti bastante o primeiro e o segundo. O 3 e o 4° não foram capazes de prender muito minha atenção. Revendo o filme depois de tanto tempo me pareceu que a partir do 3 os produtores resolveram deixar de levar as coisas à sério. As cenas de ação não empolgam e soam forçadas em alguns casos. Sempre tem que haver uma perseguição automobilística com o Riggs pendurado nos carros em alta velocidade. rs O 4° filme então é fraquíssimo, só valendo a luta final da dupla contra o Jet Li.

No final das contas, acho os dois primeiros filmes muito bons.

Hugo disse...

Rogério - As partes 3 e 4 não tem mais a novidade do original e realmente as cenas de ação são mais forçadas, mas mesmo assim são filmes divertidos.

Abraço