segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Comédias Românticas com Sandra Bullock


Enquanto Você Dormia (While You Were Sleeping, EUA, 1995) – Nota 7,5
Direção – Jon Turteltaub
Elenco – Sandra Bullock, Bill Pullman, Peter Gallagher, Peter Boyle, Jack Warden, Michael Rispoli, Glynis Johns, Ally Walker.

Lucy (Sandra Bullock) é uma solitária bilheteira do metrô em Chicago que nutre um amor platônico por um sujeito (Peter Gallagher) que toda dia passa pelo local. Quando o homem é assaltado e jogado nos trilhos, Lucy consegue salvá-lo, porém ele entra em coma. No hospital, Lucy se apresenta a família do sujeito como sendo sua noiva e passa a ser tratada como parte da família. Com o passar dos dias e a convivência com a família, Lucy acaba se apaixonando pelo irmão do acidentado, o simpático Jack (Bill Pullman), porém fica perdida sem saber se conta a verdade ou espera o sujeito acordar do coma. 

Apesar da trama simples e sem surpresas, o longa fez merecido sucesso pela espontânea interpretação de Sandra Bullock, que tem um dos seus melhores desempenhos como a jovem solitária. Vale destacar também a participação dos veteranos Peter Boyle e Jack Warden, hoje falecidos, que aqui ajudam a valorizar a trama. 

Pela simplicidade, é minha comédia romântica favorita com Sandra Bullock.

Amor à Segunda Vista (Two Weeks Notice, EUA / Austrália, 2002) – Nota 7
Direção – Marc Lawrence
Elenco – Hugh Grant, Sandra Bullock, Alicia Witt, Dana Ivey, Robert Klein, Heather Burns.

O milionário George Wade (Hugh Grant) é o dono de uma corporação que tem como sua principal assistente a advogada Lucy Kelson (Sandra Bullock). George é um sujeito mimado, que utiliza Lucy para todo tipo de tarefa, em qualquer horário. Cansada de viver vinte e quatro horas para o sujeito, Lucy decide pedir demissão, porém George diz que aceitará apenas se ela encontrar alguém para substituí-la. Lucy escolhe a ambiciosa June (Alicia Witt), mas durante o processo de transição, algumas situações podem fazer Lucy mudar de ideia. 

Comédia feita sob medida para os astros principais, diverte principalmente pelos bons diálogos entre os dois, que por sinal repetem papéis comuns as suas carreiras. Vale nota sete pela química entre o casal.

Mesmo com uma trama ser surpresas, vale uma sessão descompromissada.

A Proposta (The Proposal, EUA, 2009) – Nota 6,5
Direção – Anne Fletcher
Elenco – Sandra Bullock, Ryan Reynolds, Mary Steenburgen, Craig T. Nelson, Betty White, Malin Akerman, Denis O’Hare, Oscar Nuñez, Aasif Mandvi, Michael Nouri, Gregg Edelman.

Margaret Tate (Sandra Bullock) é a editora chefe de uma empresa onde comanda com mãos-de-ferro seus funcionários. Quando por um problema burocrático ela recebe a notícia de que será deportada para seu país de origem, o Canadá, Margaret vê como única saída obrigar seu assistente Andrew (Ryan Reynolds) a se casar com ela e assim conseguir o visto de permanência no país. Andrew aceita a situação, mas exige em troca uma promoção. 

A farsa que parecia simples, fica complicada quando um agente da imigração (Denis O’Hare) diz que investigará a vida dos dois para confirmar se o casamento é verdadeiro. O fato faz com que Andrew tenha de apresentar Margaret para sua família, causando uma confusão ainda maior. 

Utilizando todos os clichês possíveis dos filmes românticas atuais, este longa de Anne Fletcher (“Vestida Para Casar”) se salva pela ótima química entre Sandra Bullock e Ryan Reynolds, que interpretam papéis comuns em suas carreiras. 

A trama é uma bobagem completa e alguns personagens são ridículos, como o agente de Denis O’Hare e o latino maluco de Oscar Nuñez. Vale destacar também a simpática e veteraníssima Betty White como a avó do personagem de Reynolds.

Miss Simpatia (Miss Congeniality, EUA, 2000) – Nota 6,5
Elenco – Sandra Bullock, Michael Caine, Benjamin Bratt, Candice Bergen, Ernie Hudson, William Shatner, John DiResta, Heather Burns.

A agente do FBI Gracie Hart (Sandra Bullock) que segue os passos da mãe que faleceu em serviço, leva seu trabalho a sério e tem um temperamento complicado. Gracie tem como único amigo no FBI seu parceiro Eric (Benjamin Bratt). Quando o FBI recebe a informação de que pode ocorrer um ataque terrorista durante o concurso de Miss Estados Unidos, Gracie é obrigada a se infiltrar entre as candidatas para investigar o possível atentado. Sem a mínima vocação para ser miss, o FBI contrata um sujeito experiente em concursos (Michael Caine impagável) para transformar a selvagem Gracie em uma miss.

A premissa da trama policial é apenas uma escada para as confusões criadas pela personagem de Sandra Bullock em meio as outras candidatas e nos divertidos diálogos como Michael Caine interpretando um sujeito afetado. Vale destacar ainda o veterano William Shatner como o canastrão apresentador do concurso.

O filme fez algum sucesso e gerou uma sequência em 2005.

Corações Roubados (Two If by Sea, EUA, 1996) – Nota 5
Direção – Bill Bennett
Elenco – Sandra Bullock, Denis Leary, Yaphet Kotto, Stephen Dillane, Mike Starr, Jonathan Tucker, Wayne Robson, Michael Badalucco, Lenny Clarke.

Frank O’Brien (Denis Leary) é um ladrão decadente que acredita ter conseguido o grande golpe da carreira ao roubar um valioso quadro. Para vender o objeto, Frank leva a namorada Roz (Sandra Bullock) para o litoral de New England onde deseja encontrar o comprador. Roz está cansada dos golpes de Frank e por este motivo sente-se atraída pelo milionário Evan Marsh (Stephen Dillane). Frank ainda precisa escapar do agente do FBI O’Malley (Yaphet Kotto) que o persegue. 

Pouca coisa funciona nesta comédia, que tem um roteiro fraquinho e várias situações sem graça, sem contar a falta de química entre Sandra Bullock e Denis Leary.

Poção de Amor Nº 9 (Love Potion Nº 9, EUA, 1992) – Nota 6
Direção – Dale Launer
Elenco – Tate Donovan, Sandra Bullock, Anne Bancroft, Mary Mara, Dale Midkiff, Dylan Baker, Adrian Paul.

O químico Paul Matthews (Tate Donovan) é um sujeito que não faz sucesso algum com as mulheres. Num determinado dia, junto com alguns amigos, decide consultar seu futuro com uma cigana (Anne Bancroft). A vidente logo percebe que o problema do rapaz é com as mulheres e indica como solução uma espécie de perfume, a poção nº 9 do título. 

Rapidamente, Paul descobre que a poção atrai as mulheres e assim resolve fazer uma experiência em seu laboratório para descobrir a fórmula da poção, isso com ajuda de sua colega Diane (Sandra Bullock), outra jovem deslocada em relação aos homens. 

O longa utiliza como ponto de partida uma famosa canção dos anos sessenta para criar uma comédia romântica irregular e divertida em alguns momentos. Como demonstraria em sua carreira, Tate Donovan tem pouco carisma no papel, enquanto a desconhecida na época Sandra Bullock, já dava sinais que poderia se tornar uma estrela. O jeito simpático e o talento para comédia estão aqui, pontos de destaque na carreira da atriz. 

O resultado é uma simpática sessão da tarde e nada mais que isso. 

6 comentários:

Fabiane Bastos disse...

"Enquanto você dormia" também é minha favorita!

Que bom que a Sandra superou a fase ruim e está conseguindo fazer bons filmes novamente!

Att...

Hugo disse...

Fabiane - Ela repetiu muito o mesmo papel precisava variar o estilo para manter a carreira em alto nível.

Gilberto Carlos disse...

Confesso que sou apaixonado por comédias românticas e adoro todos os filmes citados de Sandra Bullock.

Hugo disse...

Gilberto - Sandra Bullock é uma divas do gênero.

Abraço

Anônimo disse...

Faltou "A casa do lago"
=)

Hugo disse...

Anônimo - Não comentei este filme porque não o assisti.

Valeu pela visita.

Abraço