terça-feira, 3 de setembro de 2013

Cidade Ameaçada

Cidade Ameaçada (Brasil, 1960) – Nota 7,5
Direção – Roberto Farias
Elenco – Reginaldo Faria, Eva Wilma, Jardel Filho, Milton Gonçalves, Dionísio Azevedo.

Anos cinquenta, na periferia de São Paulo, o jovem assaltante Passarinho (Reginaldo Faria) e seu bando se tornam os criminosos mais procurados da cidade. Com a imprensa criando manchetes sensacionalistas e atribuindo todo tipo de crime ao bando, a polícia sente-se pressionada e fecha o cerco para capturar os sujeitos. 

Durante uma fuga, Passarinho cruza o caminho da jovem Terezinha (Eva Wilma), uma ex-colega de escola que é apaixonada por ele. A jovem o ajuda de todas de formas, fazendo com que Passarinho acredite que possa mudar de vida, porém a perseguição da polícia, da imprensa e dos próprios companheiros de crime são obstáculos gigantescos para o casal. 

Baseado livremente na história real do bandido Promessinha que agia em São Paulo nos anos cinquenta, este foi o primeiro longa de destaque entre os vários trabalhos em parceria dos irmãos Roberto e Reginaldo Faria, que fizeram ainda o clássico “O Assalto ao Trem Pagador” e o polêmico “Pra Frente Brasil”. 

O longa em preto e branco segue o estilo dos filmes policiais americanos da época, com muitas cenas noturnas, diálogos afiados e uma marcante trilha sonora do maestro Gabriel Migliore. 

O roteiro apresenta ainda uma crítica a atuação da imprensa e da polícia, tendo na primeira como destaque o personagem do inescrupuloso repórter interpretado por Jardel Filho, que lembra muito o estilo da mídia atual, que muitas vezes ao invés de noticiar e comentar, prefere criar a notícia. 

Para as gerações atuais, Reginaldo Faria é apenas mais um ator de novelas, desconhecendo sua carreira no cinema nos sessenta e setenta principalmente. Aqueles que tiverem curiosidade, vale a pena procurar os filmes citados aqui, sem contar ainda outro clássico, o policial “Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia” de Hector Babenco.   

2 comentários:

renatocinema disse...

Esse eu não conhecia.....isso demonstra que estou pouco atualizado nos cult nacionais.

valeu a dica.

Hugo disse...

Renato - Também descobri este filme faz pouco tempo e gostei.

Abraço