quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Cafundó

Cafundó (Brasil, 2005) – Nota 6,5
Direção – Paulo Betti & Clóvis Bueno
Elenco – Lázaro Ramos, Leona Cavalli, Leandro Firmino, Alexandre Rodrigues, Luís Melo, Renato Consorte, Francisco Cuoco, Abrahão Farc, Flavio Bauraqui, Paulo Betti.

No final do século XIX, em Sorocaba no interior de São Paulo, João de Camargo (Lázaro Ramos) era um escravo que ganhou a liberdade com a Lei Áurea e durante algum tempo viveu num local conhecido como Cafundó, uma colônia de negros na periferia da cidade. 

Sua mãe acreditava que João tinha algo de especial e que ajudaria as pessoas, porém por muito tempo ele não levou a sério. João chegou a se casar com uma mulher branca (Leona Cavalli) e tentar a vida na lavoura, mas as coisas não deram certo e ele se entregou a bebida. 

A vida de João mudou quando teve algumas visões e decidiu construir uma simples igreja de barro para ajudar os necessitados. Contando com a ajuda de dois amigos (Leandro Firmino e Alexandre Rodrigues), João construiu a Igreja do Senhor do Bonfim da Água Vermelha e se transformou numa figura querida pelo povo que o procurava pedindo todo tipo de ajuda, ao mesmo tempo em que se tornou um estorvo para a Igreja Católica. 

Baseado numa história real, este longa dirigido em quatro mãos por Clóvis Bueno e pelo ator Paulo Betti, é um interessante registro sobre uma figura pouco conhecida, mas que deixou um legado de esperança para o população pobre de Sorocaba. Por sinal, Paulo Betti nasceu em Sorocaba e com certeza desde criança ouviu as histórias sobre João de Camargo, que viveu de 1858 até 1942, decidindo assim homenagear o religioso. 

Analisando como cinema, o filme é apenas razoável, tem problemas no roteiro, como na questão da passagem do tempo que é confusa e na perseguição sofrida por João que é mostrada rapidamente, sem se aprofundar. 

É mais um longa que vale pela curiosidade de se conhecer um personagem marcante como João de Camargo.

2 comentários:

Suzane Weck disse...

Ola caro amigo,não vi a este filme,mas o texto que redigistes está excelente.Uma boa noite e meu abraço.SU

Hugo disse...

Suzane - Obrigado pela visita.

Abraço