sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Alien³

Alien³ (Alien³, EUA, 1992) – Nota 7,5
Direção - David Fincher
Elenco – Sigourney Weaver, Charles S. Dutton, Charles Dance, Lance Henriksen, Paul McGann.

A série de filmes “Alien” é provavelmente a única que apresenta longas tão diferentes entre si, em estilo, narrativa e direção, porém todos filmes de qualidade. Considero este “Alien³” o filme que merece a menor nota da série, mas isso não chega a ser um demérito em comparação com os outros longas, até mesmo com o criticado “Alien – A Ressurreição” que é competente como filme de ação. 

Aqui a história se passa após a tenente Ripley (Sigourney Weaver) escapar do planeta dos aliens e ficar a deriva no espaço. Sua nave cai num estranho planeta utilizado como prisão de segurança máxima, onde vivem homens condenados que são obrigados ainda a ser uma religião quase medieval. Não demora para vários corpos aparecerem mutilados e Ripley ter a certeza de que trouxe um alien para o planeta escondido em sua nave. O desafio passa a ser matar a criatura sem a utilização de armas, já que o locar é uma prisão. 

O filme foi a estreia na direção de David Fincher, que até então havia dirigido apenas clips e que mesmo assim mostrou parte do seu talento em interessantes movimentos de câmera nas cenas de perseguição e no clima de claustrofobia que lembra em parte o original “Alien – O Oitavo Passageiro”, porém de uma forma mais dark. 

Fincher foi a terceira escolha para a direção, que seria a princípio do neozelandês Vincent Ward, que havia dirigido o cult “Navigator – Uma Odisseia no Tempo” e que assinou o roteiro aqui, mas foi dispensado antes das filmagens. A segunda opção seria o finlandês Renny Harlin, especialista em filmes de ação, mas acabou descartado provavelmente por não se encaixar num roteiro que dava maior ênfase ao suspense do que a ação. Para complicar ainda mais, Sigourneuy Weaver relutou em aceitar voltar ao papel da tenente Ripley, até que os produtores conseguiram persuadir a atriz. 

As poucas cenas cenas de ação e o ritmo lento em algumas passagens, não agradaram ao público e nem a boa parte da crítica. Mesmo com todos estes problemas, o resultado é um filme interessante, que apresenta uma visão diferente da série e deixava a impressão de que Fincher tinha potencial, o que foi comprovado nos seus próximos trabalhos.    

5 comentários:

Amanda Aouad disse...

Gosto do trabalho de David Fincher, mas Alien 3 acabou sendo o único da série que não vi. Fui ao cinema ver o 4 só lendo as informações do que houve e acabei não tendo vontade de encarar a aventura anterior. Para mim, o primeiro continua imbatível.

bjs

Jefferson C. Vendrame disse...

Filmão, adoro todos os da série, mas como o primeiro, não tem!

Abração!

Unknown disse...

Agora olhando bem...acho que ainda não vi esses filme...tsc. Falha grave. rsrs


Abraços!

Hugo disse...

Amanda e Jefferson - O primeiro é ótimo, mas preferido é "Aliens - O Resgate".

André - É impossível assistir tudo que queremos.

Abraço

Bússola do Terror disse...

Bom, esse filme fecha o ciclo da personagem Ripley, embora depois tenham tentado continuar a história sem ela... Mas parece que não funcionou muito bem.