quarta-feira, 3 de julho de 2013

Perseguição Implacável

Perseguição Implacável (The Expatriate, EUA / Canadá / Bélgica / Inglaterra, 2012) – Nota 7
Direção – Philip Stolzl
Elenco – Aaron Eckhart, Liana Liberato, Olga Kurylenko, Garrick Hagon, Eric Godon, Yassine Fadel, Nil Napier, David Bark Jones.

Ben Logan (Aaron Eckhart) trabalha desenvolvendo equipamentos de segurança na subsidiária de uma grande empresa localizada na cidade de Antuérpia na Bélgica. Ben vive com a filha adolescente Amy (Liana Liberato), com quem tenta construir uma relação após anos afastados. 

Num determinado dia, Ben chega ao local de trabalho e descobre que sua empresa desapareceu. O andar do edifício está vazio e ninguém sabe informar o que ocorreu. Ele decide ir até a sede da empresa em Bruxelas, sendo recebido por executivos que alegam que a filial onde ele diz ter trabalhado não existia. Para completar a confusão, ele descobre que sua conta bancária está zerada e passa a ser perseguido por assassinos. 

Desde os anos sessenta, quando os filmes de espionagem se tornaram comuns após o sucesso de 007, a Europa se tornou cenário para diversas tramas do gênero. A quantidade destas produções aumentaram a partir dos anos noventa, principalmente com filmes dirigidos ou produzidos por Luc Besson, que fez sucesso mundial com “Nikita” e “O Profissional”, dois bons exemplos de longas de ação. Na última década o gênero ficou ainda mais forte com o sucesso da série de filmes “Bourne”. 

Este “Perseguição Implacável” tem todos os quesitos do gênero, um herói que carrega um segredo e por este motivo é perseguido por assassinos, a filha que se torna alvo por tabela (em outros filmes são a esposa, a namorada, o filho, etc), vilões poderosos e cruéis, perseguições de automóvel, lutas, violência e uma narrativa acelerada. 

Gosto deste tipo de filme e aqui mesmo com furos no roteiro e algumas sequências exageradas, o resultado é um divertido passatempo.

3 comentários:

renatocinema disse...

Aaron Eckhart é um bom ator.....O Profissional citado me fez viajar no tempo e lembrar de Natalie Portman novinha......tão linda. kkk

Amanda Aouad disse...

Parece mesmo interessante.

Bjos

Hugo disse...

Renato - Natalie Portman já era linda na época.

Amanda - Diversão passageira.

Abraço