quinta-feira, 11 de julho de 2013

Mariposa Negra

Mariposa Negra (Mariposa Negra, Peru / Espanha, 2006) – Nota 7
Direção – Francisco J. Lombardi
Elenco – Melania Urbina, Magdyel Ugaz, Yvonne Frayssinett, Gustavo Bueno, Montserrat Carulla, Wendy Vásquez.

Em Lima no Peru, um honesto juiz é assassinado e a imprensa divulga que ele participava de uma orgia gay quando foi morto. A noiva do juiz é a doce professora Gabriela (Melania Urbina), que não aceita as mentiras e procura o jornal que divulgou a notícia. A revolta de Gabriela chama a atenção de Angela (Magdyel Ugaz), a jornalista que foi obrigada a escrever a matéria mentirosa a mando de seu editor (Gustavo Bueno), que também é seu amante. Quando Gabriela mostra gravações de ameaças que ela e seu noivo recebiam, as duas jovens que são bem diferentes entre si, acabam se unindo, porém com objetivos diferentes. Enquanto Angela deseja mudar o rumo de sua carreira, se tornando uma jornalista verdadeira, Gabriela pensa apenas em vingança. 

Esta produção rodada no Peru se passa no ano 2000 quando o país estava sob o comando do corrupto presidente Fujimori e de seu braço direito Vlademiro Montesinos, um militar com fama de torturador que ostentava o apelido de doutor. A dupla para manter o poder mandou assassinar vários inimigos políticos, fatos reais que inspiraram o roteiro deste filme. 

A trama é narrada pela personagem da jornalista Angela e aos poucos mostra uma completa transformação da personagem Gabriela, que utiliza todos os artifícios possíveis para buscar sua vingança. 

O longa perde alguns pontos pelo ritmo irregular e por se alongar em algumas sequências, mas vale a sessão como curiosidade para conhecer um filme produzido em um país extremamente pobre (como vemos em algumas sequências na rua) e sem tradição alguma no cinema.   

Nenhum comentário: