sexta-feira, 12 de julho de 2013

Gattaca - A Experiência Genética & Projeto Brainstorm


Gattaca – A Experiência Genética (Gattaca, EUA, 1997) – Nota 7,5
Direção – Andrew Niccol
Elenco – Ethan Hawke, Uma Thurman, Jude Law, Alan Arkin, Loren Dean, Gore Vidal, Ernest Borgnine, Tony Shalhoub, Blair Underwood, Elias Koteas, Jayne Brook, Xander Berkeley.

No futuro, os pais concebem seus filhos em laboratório utilizando de manipulação genética para as crianças nascerem perfeitas. As pessoas concebidas de forma normal são consideradas inválidas por carregarem genes que pode causar doenças no futuro. Estas pessoas são excluídas pela sociedade, restando a eles empregos como serviçais. 

Vincent (Ethan Hawke) que foi concebido de forma normal, sonha em se tornar astronauta e para isso se apodera da identidade de um atleta que sofreu um sério acidente (Jude Law), que acaba se tornando seu amigo e o ajuda. Vincent logo se destaca na corporação onde conseguiu emprego, mas um misterioso assassinato e a desconfiança de sua colega de trabalho Irene (Uma Thurman), colocam a carreira de Vincent em risco. 

O ótimo roteiro do próprio diretor neozelandês Andrew Niccol (que estreava no cinema), utiliza a teoria de Darwin para questionar até onde o avanço da ciência e tecnologia podem ser instrumentos para exclusão e controle da população, resultando numa cruel elitização. A boa discussão perde um pouco pela narrativa fria e na falta de ritmo de algumas sequências. O elenco é competente, com a curiosidade de ter entre os coadjuvantes o escritor Gore Vidal, o veteraníssimo e hoje falecido Ernest Borgine e o ótimo Tony Shalhoub antes de ficar famoso pela série “Monk”. 

Projeto Brainstorm (Brainstorm, EUA, 1983) – Nota 6,5
Direção – Douglas Trumbull
Elenco – Christopher Walken, Natalie Wood, Louise Fletcher, Cliff Robertson.

Os cientistas Michael Brace (Christopher Walken) e Lilian Reynolds (Louise Fletcher) desenvolvem um capacete que consegue armazenar as emoções, visões e pensamentos da pessoa que o utilizar e transmitir todas estes elementos para outra pessoa. Brace pensa em utilizar o capacete para fins pacíficos, inclusive para tentar se reconciliar com a esposa Karen (Natalie Wood), porém a incrível tecnologia rapidamente chama a atenção dos militares que a imaginam como artefato de guerra. 

Esta curiosa ficção foi dirigida pelo especialista em efeitos especiais Douglas Trumbull, que desempenhou grande trabalho em filmes como “2001”, “O Enigma de Andrômeda” e “Blade Runner”, além de ter dirigido a ficção cult “Corrida Silenciosa”. Sua experiência como diretor de longas se resume a estes dois trabalhos, o que provavelmente influenciou na narrativa irregular que resultou num longa abaixo do potencial. 

Para atrapalhar ainda mais, a atriz Natalie Wood faleceu antes do final da filmagens, o que atrasou bastante o lançamento do filme, já que o diretor foi obrigado a alterar o roteiro para suprimir as cenas que Natalie não havia filmado. 

O filme tem como ponto positivo o elenco, que reuniu três vencedores do Oscar, além de Natalie Wood que concorreu três vezes mas não venceu. Christopher Walken venceu o Oscar de coadjuvante por “O Franco Atirador”, Louise Fletcher foi melhor atriz coadjuvante  por “O Estranho no Ninho” e Cliff Robertson foi melhor ator por “Os Dois Mundos de Charly”.     

2 comentários:

renatocinema disse...

Gattaca eu adoro. clássico com minha ídala Uma Thurman.

Hugo disse...

Renata - É uma boa ficção e tem Uma Thurman ainda jovem.

Abraço