quarta-feira, 17 de julho de 2013

Brimstone

Brimstone (Brismtone, EUA, 1998 a 1999)
Criadores - Eithan Reiffs & Cyruss Voris
Elenco - Peter Horton, John Glover, Lori Petty, Teri Polo.

O sucesso de um seriado depende de vários fatores, sendo um deles a paciência dos produtores e do canal de tv em esperar a série decolar, principalmente quando a história tem potencial. O grande exemplo de que a paciência pode dar resultado se chama "Seinfeld". A série foi recebida com curiosidade na primeira temporada e mesmo sem grande audiência, os produtores bancaram a temporada seguinte e o sucesso foi estrondoso.

Infelizmente o que geralmente ocorre é o contrário, quando a audiência não atende a expectativa a série é cancelada, sem que o potencial seja levado em conta. Séries como "Jericho" e "The Event" são exemplos de boas ideias abortadas pelos produtores. A exceção é o canal HBO, que produz séries de qualidade indiscutível e mesmo quando a audiência não é a esperada, o canal tem a inteligência de levar a trama até o final, sempre respeitando o espectador

Nesta postagem eu comento uma série que é outro exemplo de como a pressa por resultados destruiu uma boa premissa. Lançada em 1998, "Brimstone" tinha como protagonista o ator Peter Horton, conhecido pelo papel principal no original "A Colheita Maldita" e pela série dramática "Thirt Something", ele interpretava o policial Ezekiel Stone, que em 1983 sofreu com o estupro de sua esposa e para se vingar forjou provas que condenaram o autor do crime. O estuprador é assassinado na cadeia e numa espécie de acerto de contas do destino, Stone também acaba assassinado por outro bandido.

A trama pula para 1998, quando 113 almas de assassinos fogem do inferno e o diabo interpretado por John Glover faz uma proposta para Stone, que ao ser assassinado foi para o inferno pagar seus pecados. O capeta promete dar uma segunda chance de vida a Stone caso ele recapture os 113 fugitivos. O problema é que os foragidos tem poderes especiais e somente podem ser derrotados sendo atingidos nos olhos.

Esta instigante premissa era valorizada pelo carisma de Horton, que criou um sujeito sofrido e arrependido pela vingança, que aceita o pacto com o capeta pela esperança reencontrar a esposa, enquanto isso, o diabo de John Glover é um sujeito sarcástico e manipulador, que rouba a cena cada vez que aparece.

Foram produzidos 13 episódios e a série tinha tudo para fazer sucesso, porém alegando baixa audiência, ela foi cancelada após a exibição de poucos episódios. Lembro que quando a série estreou por aqui, ela já estava cancelada. Outro fator que deve ter influenciado o cancelamento, foi a temática da religião, já que o personagem principal não acreditava em nada e o diabo tinha tiradas irônicas a respeito do tema.

Mesmo com poucos episódios, a série fez um grande número de fãs, que na época fizeram um abaixo assinado solicitando a produção de novos episódios, mas foram ignorados.

5 comentários:

Bússola do Terror disse...

Eu lembro quando passava no SBT.
Eu gostava desse seriado.
Mas, já que você mencionou a questão da religião, acho que uma coisa que deve ter incomodado certos conservadores é que alguns dos condenados ao Inferno foram pessoas que cometeram crimes até meio banais. Além de terem personagens que viveram antes de Cristo e foram pro Inferno porque não viveram uma vida ´cristã`. Ou seja, no seriado, Deus é um sádico que lança as pessoas ao Inferno até por motivos sem nexo.
Então, imagine o que os religiosos republicanos dos Estados Unidos falaram contra esse seriado!

Hugo disse...

Léo - Todo filme ou seriado que mexe com religião gera polêmica de alguma forma. Sempre alguém acaba se ofendendo de graça.

Abraço

Anônimo disse...

Aonde nós podemos assistir os 13 episódios deste seriado dublados em português que nem o SBT exibiu ? Existe algum site/link ou blog que os têm dublados p/ assistir online?

Hugo disse...

Anônimo - Você deve encontrar os 13 episódios de Brimstone no site/blog "séries tvix" mas não sei se está dublado.

Abraço

Alexandre Ramos Mastrella disse...

tem como a gente assistir on line? Onde?