terça-feira, 16 de julho de 2013

Atribulações de uma Caixa de Supermercado

Atribulações de uma Caixa de Supermercado (Les Tribulations D’une Caissiere, França, 2011) – Nota 6
Direção – Pierre Rambaldi
Elenco – Déborah François, Elsa Zylberstein, Nicolas Giraud, Gilles Cohen, Firmine Richard, Alice Belaidi.

Para sustentar a si mesma e ao irmão de dez anos, a jovem Solweig (Déborah François) abandonou o curso de literatura quando seu pai sofreu um acidente e foi trabalhar como caixa num grande supermercado. Sendo obrigada a aguentar todo o tipo de cliente durante o repetitivo serviço, Solweig e suas colegas de trabalho ainda enfrentam um gerente arrogante e mal educado. 

Numa espécie de terapia, Solweig escreve de forma anônima sobre os problemas da profissão em um blog que se torna sucesso, dando início a um movimento das caixas de supermercado contra o descaso com seu trabalho. Ao mesmo tempo, Solweig cruza o caminho do ator de teatro Charles (Nicolas Giraud), porém alguns desencontros atrapalham a união do casal que se apaixonou à primeira vista. 

Baseado num livro de Anna Sam, o longa é narrado pela protagonista como um conto de fadas moderno, apresentando uma boa premissa ao utilizar algo atual como um blog, misturado com uma crítica social sobre como são tratadas as pessoas que trabalham com atendimento, muitas vezes ignoradas e em outras vezes desrespeitadas. 

A trama funciona até pouco mais da metade do filme, muito pela simpatia da protagonista Déborah François, porém a parte final é apressada, com todos os conflitos sendo resolvidos de forma rápida e com facilidade. Mesmo entendendo que a ideia seria filmar um tipo de um conto de fadas, a resolução da trama é extremamente ingênua. 

Outro ponto negativo é o fraquinho Nicolas Giraud, que não convence como ator e ainda tem um personagem muito indeciso que se torna chato. 

Nem tudo se perde, a parte técnica é competente, aproveitando bem os cenários de inverno com muita neve e o enorme espaço do supermecado. 

O resultado é um filme divertido, ingênuo e com uma boa ideia mal aproveitada

Nenhum comentário: