quarta-feira, 24 de julho de 2013

Appaloosa - Uma Cidade Sem Lei

Appaloosa – Uma Cidade Sem Lei (Appaloosa, EUA, 2008) – Nota 7
Direção – Ed Harris
Elenco – Ed Harris, Viggo Mortensen, Jeremy Irons, Renée Zellweger, Timothy Spall, Lance Henriksen, Ariadna Gil, Tom Bower, James Gammon.

O veterano Virgil Cole (Ed Harris) e seu parceiro Everett Hitch (Viggo Mortensen) são contratados pelos líderes da cidade de Appaloosa para defenderem o local do fazendeiro Randall Bragg (Jeremy Irons), que junto com seus capangas assassinou o xerife. A missão de Cole e Hitch é também levar o violento Bragg a julgamento. O que seria mais um trabalho para os dois pistoleiros viajantes, se torna complicado quando entra em cena a viúva Allison French (Renée Zellweger), que se envolve com Cole e faz o sujeito durão decidir comprar uma casa e fincar raízes no local. 

Infelizmente, nos últimos vinte anos o gênero western ficou relegado a filmes esporádicos. Depois do sucesso de ”Os Imperdoáveis” em 1992, várias filmes do gênero foram produzidos nos anos seguintes, como “Tombostone” e “Wyatt Earp”, porém a situação esfriou e hoje os fãs tem poucas novas opções.

Este filme que comento foi a segunda incursão do ator Ed Harris na direção (a primeiro foi”Pollock”) e resultou num faroeste diferente. A trama segue mais para o drama do que para um filme de ação, perdendo pontos nos poucos tiroteios que não empolgam e na narrativa sem emoção, pecados mortais para o gênero. 

Os pontos positivos são a belíssima fotografia de Dean Semler e a interpretação de Viggo Mortensen, que faz um sujeito de poucas palavras e extremamente inteligente, que carrega uma espingarda por quase todo o filme e ainda narra a história. 

Mesmo longe de ser ruim, fica a clara sensação de que o resultado poderia ser bem melhor.   

3 comentários:

Alex Gonçalves disse...

Gosto muito do trio central de "Appaloosa - Uma Cidade Sem Lei", mas esta me pareceu uma inclusão um tanto insípida de Ed Harris aos filmes de faroeste. Embora tudo esteja em seu devido lugar, não se trata de um filme que nos deixa uma forte impressão. Conferi o filme em seu ano de lançamento e hoje já não me recordo de muitos desenlaces da narrativa.

Kamila disse...

Me lembro quando "Appaloosa" foi lançado. Gosto dos nomes envolvidos no filme e não sei dizer o por quê nunca ter assistido a essa obra.

Hugo disse...

Alex - O elenco principal é competente, mas destaco Viggo Mortensen.

Realmente o filme é apenas razoável, falta emoção na narrativa.

Kamila - O elenco é melhor que o filme.

Abraço