terça-feira, 2 de julho de 2013

A Vida Vai Melhorar

A Vida Vai Melhorar (Une Vie Meilleure, França, 2011) – Nota 7,5
Direção – Cédric Kahn
Elenco – Guillaume Canet, Leila Bekhti, Slimane Khettabi.

Yann (Guillaume Canet) trabalha na cozinha de uma cantina e sonha em ser chef. Na procura de um novo emprego, ele conhece Nadia (Leila Bekhti), uma imigrante libanesa que trabalha como garçonete em um restaurante e tem um filme de nove anos, Slimane (Slimane Khettabi). Logo, eles começam a namorar e durante um passeio na beira de um lago, descobrem uma casa que está à venda. Yann vê no local a chance de abrir um restaurante. 

Com muito entusiasmo, porém sem dinheiro, o casal negocia a compra do imóvel e a reforma do local através de um financiamento bancário. Os problemas começam pela falta de dinheiro para o pagamento entrada, o que faz com que Yann decida conseguir outros empréstimos para fechar a negociação, porém um imprevisto transforma o sonho do negócio próprio em um pesadelo. 

A descida ao inferno das dívidas vivido pelo casal principal é muito semelhante a situação que milhares de brasileiros enfrentam ao tentar começar o próprio negócio. A empolgação inicial geralmente faz com que as pessoas acabem dando o chamado “passo maior que a perna” e quando percebem o buraco que se enfiaram já é tarde. 

O roteiro mostra também que no momento de aperto financeiro, todas as pessoas próximas desaparecem, promessas são esquecidas e para piorar, ainda surgem aqueles que tem o objetivo de lucrar com a tragédia alheia. 

Vale destacar a interpretação de Guillaume Canet, que foi coadjuvante em “A Praia” com Leonardo DiCaprio e também não me convenceu no romântico “Amor ou Consequência”, mas que aqui tem um bom desempenho no papel do obstinado e as vezes ingênuo Yann, que num determinado momento decide tomar uma atitude drástica para tentar mudar sua vida. 

É um bom drama, com situações tristes e infelizmente realistas, mas que valem a sessão, principalmente para servir de exemplo de como não agir para aqueles que pretendem investir em um negócio próprio, ficando ainda a lição de que estamos sozinhos quando a questão é dinheiro.

6 comentários:

! Marcelo Cândido ! disse...

Gostei do título, é bom vermos esses filmes "pra frente"...

Suzane Weck disse...

Ola ,não assisti á este filme,mas achei muito interessante o resumo que fizestes.Realmente trata-se de um assunto muito atual e perigoso para quem dá o 'passo maior que as pernas'.Abraços.SU

renatocinema disse...

Amo filmes tristes e realistas.....tipo Uma Janela para o Céu.

valeu a dica.

Hugo disse...

Marcelo - O título é "pra frente", mas o filme é triste.

Suzane - É uma história triste e atual.

Renato - Não é um filme que faz chorar, mas mostra um vida difícil para os protagonistas.

Abraço

Juliana Piesco disse...

Hmmm, fiquei com curiosidades, mas sempre fico de coração partido com esses filmes muito realistas. Mas depois do seu comentário, deu aquela vontadezinha de ver... O que você achou da direção?

Beijos!
Juliana P. @ FalaCultura

Hugo disse...

Juliana - Não conhecia este diretor e gostei do estilo. Ele escolheu contar a trama através de pequenos acontecimentos, pulando dias e até meses entre as situações. Foi uma sacada diferente.

Abraço