quarta-feira, 31 de julho de 2013

007 Contra Octopussy

007 Contra Octopussy (Octopussy, Inglaterra / EUA, 1983) – Nota 7,5
Direção – John Glen
Elenco – Roger Moore, Maud Adams, Louis Jourdan, Kabir Bedi, Kristina Wayborn, Desmond Llewellyn, Steven Berkoff, Lois Maxwell.

O agente 009 é assassinado em Berlin Oriental e nas suas mãos é encontrada uma cópia do ovo Fabergé, uma famosa joia. James Bond (Roger Moore) é escalado para investigar o caso e as pistas o levam a Índia, onde encontra o negociante Kamal Khan (Louis Jordan), que tem como aliado o mercenário Gobinda (Kabir Bedi), com quem planeja roubar os tesouros do último czar russo, com a ajuda do general russo Orlov (Steven Berkoff), que por sua vez pretende detonar um artefato nuclear para iniciar a 3º Guerra Mundial. No meio da trama, temos a ainda a misteriosa Octopussy (Maud Adams) que vive numa ilha cercada de belas mulheres. 

Os críticos nunca foram grandes fãs de Roger Moore como 007, junto com o fato de que o ator na época já tinha 56 anos e estava sem contrato, muito se especulou sobre a entrada de um novo Bond na série, mas a falta de opções, junto com a a volta de Sean Connery ao papel do agente secreto na aventura paralela “Nunca Mais Outra Vez”, fez com que os produtores preferissem não arriscar e deram a Moore um contrato para mais dois filmes. A estratégia deu certo, pois este longa se mostrou melhor e fez mais sucesso que o filme com Connery. 

Apesar de algumas cenas com Bond fantasiado de palhaço e de gorila, o filme se mostrou na medida certa entre o estilo irônico de Moore, com a seriedade da trama. 

Como curiosidade, Maud Adams se tornou a primeira atriz a atuar como Bond Girl em dois filmes. Ela havia interpretado a namorada do vilão Scaramanga (Christopher Lee) em “007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro” a aqui retornou em um novo papel. 

2 comentários:

Jefferson C. Vendrame disse...

Grande Hugo, como vai!?
Quero muito assistir esse filme, tanto pela trama, obvio, quanto pela presença do já idoso Louis Jordan. Esses dias vi vários dvds do 007 na americanas e deixei passar batido, vou ver se ainda os encontro por lá...

Abração

Hugo disse...

Jefferson - Foi o último papel importante de Louis Jordan no cinema.

Abraço