segunda-feira, 3 de junho de 2013

A Casa de Alice

A Casa de Alice (Brasil, 2007) – Nota 7
Direção – Chico Teixeira
Elenco – Carla Ribas, Berta Zemel, Zé Carlos Machado, Vinícius Zihn, Ricardo Vilaça, Felipe Massuia, Renata Zhaneta, Luciano Quirino, Mariana Leighton.

Alice (Carla Ribas) é uma manicure na casa dos quarenta anos que vive um casamento infeliz com o taxista infiel Lindomar (Zé Carlos Machado). O casal vive num apartamento com os três filhos e a velha mãe de Alice (Berta Zemel). O filho mais velho (Vinícius Zihn) é soldado e ao mesmo tempo trabalha como michê. O filho do meio (Ricardo Vilaça) rouba dinheiro da avó para comprar objetos, enquanto o caçula (Felipe Massuia) ainda está na fase das descobertas. Um esperança de mudança surge na vida de Alice quando ela reencontra um antigo amor (Luciano Quirino), um malandro mulherengo casado com uma cliente do salão de beleza.

O filme marca a estreia de Chico Teixeira na direção de um longa de ficção, com um roteiro escrito por ele próprio que foca um microcosmo familiar totalmente desestruturado, onde não existe carinho e nem mesmo diálogo, ao invés disso o que vemos são egoísmo, ressentimentos e frustrações.

O destaque é a interpretação da quase desconhecida Carla Ribas, que cria com perfeição uma mulher de meia idade frustrada e arrependida de suas escolhas, que tenta tomar um novo rumo de uma forma tão complicada quanto sua vida atual.

Sem ser brilhante, o filme é um interessante drama familiar.  

4 comentários:

Kamila disse...

Concordo com você que o melhor ponto de "A Casa de Alice" é a performance da Carla Ribas.

! Marcelo Cândido ! disse...

Comecei a vê-lo na Sessão Braisl na Globo, mas não terminei, vou tentar rever, me pareceu simples, porém instigante...

Gilberto Carlos disse...

Um grande filme. Com certeza Carla Ribas dá show.

Hugo disse...

Kamila - É um atriz pouco conhecida mas muito talentosa.

Marcelo - Isso mesmo, simples mas prende a atenção.

Gilberto - Ótima atriz.

Abraço