segunda-feira, 8 de abril de 2013

The Following

The Following (The Following, EUA, 2013)
Elenco - Kevin Bacon, James Purefoy, Natalie Zea, Shawn Ashmore, Annie Parisse, Nico Tortorella, Valorie Curry,Adam Canto, Kyle Catlett.
Criador - Kevin Williamson

Após assistir metade da primeira temporada, fica claro que "The Following" é uma série onde o roteirista Kevin Williamson ("Pânico", "Dawson's Creek") misturou ideias de outras séries policiais como "CSI" e "Criminal Minds", com o estilo comum de investigação do gênero, lembrando um pouco "24 Horas" e recheou com muita violência.

A série parte de uma premissa absurda, a criação de uma seita de serial killers, porém a esperteza de Williamson em utilizar o termo "seguidores", comum aos membros de uma seita e também aos atuais participantes das redes sociais na internet, dá uma cara de novidade a uma trama que no fundo é a tradicional disputa entre mocinho e bandido, aqui entre alguns mocinhos e vários assassinos.

A escolha de Kevin Bacon para o papel principal foi acertada, ele que primeira vez protagoniza uma série de tv, interpreta o ex-agente do FBI Ryan Hardy, que quase uma década atrás prendeu o professor e escritor frustrado Joe Carroll, sujeito obcecado pela obra de Edgar Allan Poe, vivido pelo inglês James Purefoy, que havia assassinado várias garotas após seu livro ser massacrado pela crítica. Carroll é um sujeito extremamente carismático e inteligente, que com facilidade consegue dominar pessoas que carregam algum trauma, sempre mostrando que elas são importantes, porém fazendo com que todas se sintam em dívida com ele.

Quando Hardy capturou Carroll, levou um tiro no peito e por este motivo hoje vive com um marcapasso, além de um sério problema cardíaco que o afastou do FBI. Aposentado e com problemas com a bebida, Hardy é surpreendido quando recebe uma ligação do FBI informando que Carroll fugiu da prisão. O FBI deseja que Hardy seja uma espécie de consultor do caso, em virtude de conhecer profundamente o assassino.

A situação é ainda mais complicada, porque o motivo principal da fuga de Carroll é a vingança contra Hardy, que além de tê-lo prendido, ainda teve um caso com sua esposa Claire (Natalie Zea). Carroll deseja ainda conhecer seu filho Joey (Kyle Catlett) que nasceu enquanto ele estava na prisão.

Parte da crítica não gostou da série por causa de alguns furos no roteiro e também pela violência. Em todos os episódios até aqui ocorreram mortes, tanto de policiais, quanto dos assassinos seguidores de Carroll. Por outro lado, o público gostou do história e os produtores já praticamente garantiram uma segunda temporada.

Eu gosto muito do gênero policial, sejam filmes ou seriados e entendo quem crítica as falhas no roteiro e alguns exageros da trama, mas não se pode negar que a narrativa ágil, as cenas de ação e o bom desempenho de Kevin Bacon são pontos positivos, sem contar que a presença de múltiplos serial killers como vilões abre várias novas possibilidades para o desenvolvimento da série.

5 comentários:

renatocinema disse...

Li comentários positivos e negativos para essa série.

Vou baixar para ter uma visão pessoal.

Apesar de sendo bem sincero estar com receio, não sou fã do protagonista.

Rodrigo Mendes disse...

Preciso assistir cara! Não vi nem sequer um episódio, mas é tenso querer acompanhar tantas séries. Acabou The Walking Dead, mas ainda tem Game of Thrones! Adoro tramas policiais, assassinatos, fascinado pelo gênero. Tenha a Warner em casa...bom, preciso me programar!

Abs.

Hugo disse...

Renato - A narrativa é bem legal e agrada quem gosta do gênero, mas reconheço que o roteiro tem muitos clichês. Considero uma diversão sem compromisso.

Rodrigo - Eu também escolho algumas para acompanhar. São várias opções que falta tempo para assistir.

Abraço

Silvia Freitas disse...

Td bom , Hugo? Escolhemos a mesma série para falar nesta semana. EStou acompanhando The Following tbm, e estou curtindo. Está interessante, tem me prendido bem a atenção.

Bjs!

Hugo disse...

Silvia, tudo bem por aqui.

Estou na correria e falta tempo para visitar os blogs dos amigos.

Legal você ter escrito sobre a série, mesmo com vários clichês, ela prende a atenção com uma narrativa bem legal.

Bjos