domingo, 21 de abril de 2013

Procura-se Susan Desesperadamente & Quem É Essa Garota?


Procura-se Susan Desesperadamente (Desperately Seeking Susan, EUA, 1985) – Nota 6,5
Direção – Susan Seidelman
Elenco – Rosanna Arquette, Madonna, Robert Joy, Aidan Quinn, Mark Blum, Laurie Metcalf, Will Patton, Richard Edson, John Lurie, John Turturro, Giancarlo Esposito.

A dona de cada Roberta (Rosanna Arquette) leva uma vida monótona com o marido (Mark Blum) e sonha em participar de alguma aventura. Susan tem o hábito de ler os classificados do jornal e descobre uma troca de mensagens entre Susan (Madonna) e seu namorado (Robert Joy), que marcam encontros pelo país através de anúncios. 

Num certo dia, Roberta decide bisbilhotar o encontro do casal e para tentar se sentir livre como Susan, acaba comprando um casaco que a própria Susan trocou em um brechó. O problema é que Susan deixou no casaco um valioso par de brincos que ela roubou de um bandido (Will Patton). Para recuperar o brinco, o namorado de Susan utiliza como cobaia seu amigo Dez (Aidan Quinn), que confunde Roberta com Susan por causa do casaco, dando início a uma complicada comédia de erros. 

O sucesso como cantora fez Madonna tentar se transformar em estrela de Hollywood e mesmo sem ter uma atuação que empolgasse a crítica, ela conseguiu chamar a atenção por escolher um filme divertido e um papel que se casava perfeitamente com sua figura de jovem rebelde. O longa fez algum sucesso e não deixa de ser uma boa diversão, que brinca com encontros e desencontros provocados pela sonhadora Roberta e ainda insere pitadas de policial para criar algumas sequências de correria. A diretora Susan Seidelman ainda dirigiu algumas comédias nos anos oitenta e depois migrou para tv, sem grande sucesso. 

Quem é Essa Garota? (Who’s That Girl, EUA 1987) – Nota 6
Direção – James Foley
Elenco – Madonna,  Griffin Dunne, Haviland Morris, John McMartin, Bibi Besch, John Mills.

O advogado Louden Trott (Griffin Dunne) está prestes a se casar com a fútil Wendy (Haviland Morris), quando recebe do futuro sogro (John McMartin), que também é seu patrão, a incumbência de acompanhar a jovem Nikki Finn (Madonna) que sairá da cadeia após quatro anos e terá de pegar um ônibus para voltar até sua cidade. O serviço fica complicado quando a rebelde Nikki alega que cumpriu pena sendo inocente e que pretende encontrar o verdadeiro culpado. O certinho Louden não consegue mudar a ideia da jovem e ainda se vê obrigado a acompanhá-la na investigação, que por seu lado não respeita lei alguma, transformando a vida do advogado em um pesadelo. 

O pequeno sucesso que Madonna teve em “Procura-se Susan Desesperadamente” acabou totalmente ofuscado pelo péssimo “Surpresa de Shangai” que ela protagonizou ao lado do então marido Sean Penn. Tentando minimizar o prejuízo, Madonna procurou um projeto semelhante a “Susan”, onde ela interpretaria novamente uma garota rebelde numa comédia com toques de policial, porém juntou isso ao lançamento de um novo disco e da turnê “Who’s That Girl”. 

Para tentar dar um ar de seriedade ao longa, foi contratado o promissor diretor James Foley, que chamou atenção no ano anterior com o drama “Caminhos Violentos”, curiosamente estrelado por Sean Penn e utilizou um roteiro que em parte era uma variação do ótimo “Depois de Horas” dirigido por Martin Scorsese e protagonizado por Griffin Dunne, que aqui repete o papel do sujeito certinho se metendo em confusão por causa de uma mulher. 

Todo este esforço resultou numa diversão apenas razoável, inclusive inferior a “Susan” e com cara de comédia requentada. Não chegou a fazer grande sucesso, mas mesmo assim deu um novo gás para a carreira de Madonna no cinema. 

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

Confesso, adoro Procura-se Susan. Vi diversas vezes na sessão da tarde,hehehe, Quem é essa garota sempre achei meio chatinho.

Bjos

Hugo disse...

Amanda - Concordo, "Susan" é divertido e tem a cara dos anos oitenta.

Bjos