segunda-feira, 1 de abril de 2013

Jason Vai Para o Inferno - A Última Sexta-Feira & Jason X


A série "Sexta-Feira" rendeu dez filmes, mais uma refilmagem, além de "Freddy vs Jason". Muitos assistiram a todos os filmes deste exagero cinematográfico. Da série de dez filmes eu assisti até a parte quatro, que na época tinha o subtítulo de Capitulo Final e deixei de lado o restante. Anos mais tarde, numa destas sessões da tv por assinatura que pegamos por acaso, vi o nono filme, o absurdo "Jason Vai Para o Inferno" e algum tempo depois, ganhei ingressos para a pré-estréia de "Jason X".

Nesta postagem eu comento estes dois filmes, provavelmente os que apresentam os roteiros mais absurdos da série. Enquanto "Jason Vai Para o Inferno" é mais do mesmo, apenas includindo um pretexto ridículo para os assassinatos e praticamente escondendo Jason  por todo o filme, tenho de admitir que me diverti com "Jason X", que de tão absurdo se torna um longa interessante.

Jason Vai Para o Inferno – A Última Sexta-Feira (Jason Goes to Hell: The Final Friday, EUA, 1993) – Nota 4
Direção – Adam Marcus
Elenco – John D. LeMay, Kari Keegan, Steven Williams, Kane Hodder, Erin Gray, Richard Gant, Billy Green Bush, Steven Culp, Rusty Schwimmer.

O assassino mascarado Jason Voorhees (Kane Hodder) é pego numa emboscada pelo FBI e termina sendo destroçado. O que sobrou do corpo de Jason é enviado para o IML do FBI e durante a autópsia, o espírito de Jason toma o corpo do médico legista, que sai matando guardas para fugir do edifício. A partir daí, o espírito assassino troca algumas vezes de corpo, até chegar na família da jovem Jessica Kimble (Kari Keegan), que não sabe que tem uma forte ligação com Jason. 

Depois ter praticamente um filme por ano na década de oitenta, o personagem de Jason estava sem aparecer nas telas desde 1989 e para muitos parecia que sua carreira de assassino havia terminado, porém o diretor Adam Marcus decidiu estrear no cinema criando uma história que busca inspiração no clássico “O Exorcista”, desvirtuando completamente a essência da série. As mortes violentas e o clima estranho foram mantidos, mas para tristeza dos fãs, Jason aparece em poucas sequências. 

Novamente alardeado como último filme da série, esta produção na verdade praticamente enterrou o personagem, que voltaria apenas oito anos depois no também absurdo “Jason X”.

Jason X (Jason X, EUA, 2001) – Nota 7
Elenco – Kane Hodder, Lexa Doig, Lisa Ryder, Jonathan Potts, Peter Mensah, Melyssa Ade, Chuck Campbell, David Cronenberg.

Estamos no Século 25 e a Terra não é mais um local habitável. O governo americano colonizou outro planeta e criou também uma forma de ressuscitar pessoas que foram mantidas congeladas. Logo no início do filme, um cientista (o diretor David Cronenberg tirando um sarro do gênero) junto com outros militares, se preparam para descongelar uma jovem (Lexa Doig) e junto com ela está ninguém menos que Jason (Kane Hodder). Lógico que os militares erram, Jason é descongelado e reinicia sua sede por vingança, agora no espaço, primeiro trucidando o cientista e os militares, depois descendo o machado interplanetário em quem cruzar seu caminho.

O falecido diretor James Isaac optou por filmar quase uma paródia da série, criando uma história totalmente absurda e recheando o filme de mortes e violência. É o tipo de filme para ser visto com o cérebro desligado e se divertir com os diálogos toscos, o elenco canastrão e os assassinatos violentos.

A participação de David Croneneberg no início foi uma ótima sacada, uma piada divertida para os fãs de terror e suspense.

3 comentários:

Maxwell Soares disse...

Olá, Hugo. Confesso que não sou muito fã deste gênero. Lembro-me, sim, é claro deste filmes. Assutaor. Recentemente revi "A Chave Mestra". Fantástico. Se não vio. Veja. Um abraço

Bússola do Terror disse...

Na verdade, tecnicamente, a série Sexta-Feira 13 é composta só por 8 filmes, gravados entre 1980 e 1988. Mas o personagem Jason ainda continuou a existir por mais 3 filmes, lançados em 1993, 2001 e 2003.
É que a Paramount Pictures é que tem os direitos autorais sobre os 8 primeiros filmes, e não produziu nenhum outro filme sobre a história além desses 8; mas depois disso a New Line Cinema adquiriu os direitos autorais sobre o personagem Jason (não sobre a série Sexta-Feira 13), lançando mais 3 filmes nos quais ele aparece e que completam a história dele (pelo menos, acho que era essa a intenção, né?rs).
Só que aí desceu a ladeira na qualidade, né? A série já não era lá essas coisas em termos de contexto. Mas esses 3 últimos filmes (além dos 2 que você mencionou, também tem o Freddy versus Jason) pioraram a situação 10 vezes mais, como você bem disse.

Hugo disse...

Maxwell - Já assisti "A Chave Mestra" e gostei. O final é simples e assustador.

Léo - Valeu pela informação, eu pensava que a New Line tivesse adquirido os direitos da série e não apenas do personagem. Talvez este fato explique a escolha da New Line para as tramas bizarras destes dois filmes. Provavelmente eles quiseram mudar tudo.

Abraço