domingo, 24 de março de 2013

Um Golpe de Sorte & Por Trás de uma Porta Fechada


Um Golpe de Sorte (Lucky Break, Inglaterra / Alemanha, 2001) – Nota 7,5        
Direção – Peter Cattaneo
Elenco – James Nesbitt, Olivia Williams, Lennie James, Timothy Spall, Bill Nighy, Ron Cook, Christopher Plummer.

Jimmy Hands (James Nesbitt) e Rudy Guscott (Lennie James) são presos durante uma fracassada tentativa de assalto e acabam tendo de cumprir pena juntos. Como não é um presídio de segurança máxima, a dupla pensa numa oportunidade de fugir, que surge quando descobrem que o diretor do local (Christopher Plummer) é apaixonado por musicais. Jimmy utiliza o flerte que tem com Annabel (Olivia Williams) a bela assistente social do presídio, para fazer com que ela ajude os detentos a montar uma peça de teatro, porém sem saber que o objetivo principal seria a fuga de um grupo de presos. 

O diretor inglês Peter Cattaneo ficou famoso com a comédia “Ou Tudo, ou Nada” e neste filme ele segue um estilo similar, misturando comédia com pequenas doses de drama para construir uma divertida história sobre fuga e amor. O resultado é ainda melhor em virtude do competente elenco britânico, com uma ótima química do trio principal. A beleza de Olivia Williams faz o contraponto aos trambiqueiros James Nesbitt e Lennie James que estão ótimos, tendo ainda como coadjuvantes bons atores como Timothy Spall, Bill Nighy e o veterano Christopher Plummer. O resultado é uma divertida sessão de cinema.

Por Trás de uma Porta Fechada (Weeds, EUA, 1987) – Nota 6,5
Direção – John Hancock
Elenco – Nick Nolte, Rita Taggart, Ernie Hudson, Lane Smith, William Forsythe, Joe Mantegna, Mark Rolston, John Toles Bey, Anne Ramsey.

Lee Umstetter (Nick Nolte) é um assaltante que cumpre prisão perpétua em San Quentin. Por influência de outro detento, Lee começa a ler e o fato desperta um novo interesse no sujeito. Ele decide escrever uma peça sobre a vida na prisão e utilizar seus companheiros de cadeia como atores. O trabalho de Lee chama a atenção de um repórter que começa a fazer campanha para soltura do novo dramaturgo. A iniciativa dá resultado e Lee ganha a liberdade. Solto, ele cria uma companhia de teatro com ex-detentos que excursiona pelo país, porém descobrirá que aqui fora a vida também não é nada fácil para um ex-condenado. 

Baseado na história real do dramaturgo Rick Cluchey, este drama produzido por Dino de Laurentiis tem um boa premissa, porém a narrativa é fria, o que não ajuda para espectador se envolver com a trama. O elenco de atores conhecido não compromete, tendo como destaque a pequena participação da eterna rabugente Anne Ramsay, atriz já falecida que teve destaque em filmes como “Os Goonies” e “ Joga a Mamãe do Trem”. 

Nenhum comentário: