domingo, 3 de março de 2013

O Homem Errado

O Homem Errado (The Wrong Man, EUA, 1956) – Nota 8
Direção – Alfred Hitchcock
Elenco – Henry Fonda, Vera Miles, Anthony Quayle, Harold J. Stone, Charles Cooper, Nehemiah Persoff.

Em 1943, o músico Manny Balestrero (Henry Fonda) toca num conhecido clube de Nova York e leva uma vida tranquila com a esposa (Vera Miles) e dois filhos. Num certo dia, Manny vai a uma corretora de seguros solicitar uma autorização para a esposa fazer um tratamento dentário, porém o que seria uma situação de rotina se transforma num inferno quando uma das atendentes alega que Manny assaltou o local há algum tempo. A polícia é chamada para prender Manny, que não consegue provar ser inocente e mesmo não tendo antecedente criminal algum, precisará provar sua inocência. 

Este é o único trabalho de Hitchcock baseado numa história real, mesmo que ele tenha alterado alguns fatos para dar maior ênfase ao suspense e principalmente aumentar o drama da injustiça que o personagem de Fonda é obrigado a enfrentar. 

O ótimo roteiro cria uma emaranhado de coincidências e pistas que parecem levar Manny a um beco sem saída, afetando além dele também sua esposa. 

A polícia é mostrada como uma instituição a ser temida, que pode acabar com a vida de alguém apenas por conta de uma acusação sem provas. 

As interpretações de Fonda e Vera Miles são primorosas, elas passam toda a angústia que toma conta de seus personagens. 

O resultado é um belo trabalho de Hitchcock, mesmo que não tenha tanta fama como outras obras do diretor.

2 comentários:

Fábio Henrique Carmo disse...

Sim, esse é um dos bons filmes de Hitch que não têm tanta fama. Um dos seus melhores trabalhos com a temática do "homem errado", recorrente em sua carreira. Ótima atuação de Fonda. Abraço!

Hugo disse...

Fábio - O inocente sob acusação é um tema que Hitchcock utilizou em vários longas.

Abraço