sábado, 2 de março de 2013

Killer Joe

Killer Joe (Killer Joe, EUA, 2011) – Nota 5
Direção – William Friedkin
Elenco – Matthew McConaughey, Emile Hirsch, Juno Temple, Thomas Haden Church, Gina Gershon, Marc Macaulay.

Chris (Emile Hirsch) deve uma quantia para um mafioso que pretende matá-lo caso ele não pague. Para conseguir o dinheiro, Chris convence seu pai Ansel (Thomas Haden Church) em contratar um assassino para matar a mãe que fez um seguro de cinquenta mil dólares em nome da filha, a estranha Dottie (Juno Temple). Dottie mora com Ansel e sua segunda esposa, Sharla (Gina Gershon) que também resolve participar do plano para receber parte do seguro. Para fazer o serviço, Chris procura um policial corrupto, “Killer” Joe Cooper (Matthew McConaughey) que aceita o negócio em troca de metade do seguro e de favores sexuais de Dottie. 

Este longa do veterano William Friedkin é uma experiência radical que mistura humor negro, violência, personagens absurdos e sequências bizarras. Friedkin foi um dos grandes diretores dos anos setenta após comandar clássicos como “Operação França” e “O Exorcista”, porém a sequência de sua carreira foi irregular, alternando trabalhos interessantes como “Parceiros da Noite” e “Viver e Morrer em Los Angeles”, com gigantescas bombas como “A Árvore da Maldição” e “Caçado”. Este novo trabalho deixa toda a impressão de que Friedkin tinha o objetivo de chamar novamente a atenção através da polêmica, o que conseguiu em “O Exorcista”, com a diferença de aquele era um filmaço assustador, enquanto aqui a única sensação que o espectador terá será de constrangimento. 

O início da trama faz pensar que veremos um filme violento, daqueles onde o plano dos protagonistas dá errado, porém a forma como se desenrola a trama é quase doentia. Duas sequências de sexo, ou melhor, simulação de sexo são sinistras, das piores já filmadas. A primeira é praticamente uma sequência de pedofilia entre os personagens de McConaughey e Juno Temple, esta interpretando uma jovem quase adolescente com limitações mentais. A segunda sequência é horrível e violenta, interpretada por McConaughey e Gina Gershon. 

Por mais que eu goste de filmes diferentes, este longa deixou uma péssima sensação ao final.   

Nenhum comentário: