terça-feira, 19 de março de 2013

Diário dos Mortos

Diário dos Mortos (Diary of the Dead, EUA, 2007) – Nota 7
Direção – George A. Romero
Elenco – Michelle Morgan, Joshua Close, Shawn Roberts, Amy Lalonde, Joe Dinicol, Scott Wentworth.

Após finalizar a quadrilogia dos zumbis no interessante “Terra dos Mortos” em 2005, o mestre George A. Romero se animou e decidiu produzir seu quinto longa do gênero, porém de forma inteligente preferiu voltar as origens no orçamento, ao mesmo tempo em que abraçou sem preconceito o novo estilo de se fazer terror, utilizando câmera na mão e um filme dentro do filme ao estilo “Bruxa de Blair”, “Rec” e “Cloverfield”. 

Mesmo tendo sido lançado direto em dvd, o longa atinge o objetivo de alcançar o gosto do público jovem, a geração da internet, não deixando de lado o sangue, a violência e a crítica social, pontos marcantes em toda carreira de Romero. 

O longa é narrado pela personagem Deb (Michelle Morgan), um jovem durona que participa da produção de um filme com um grupo de estudantes de cinema. Os jovens estão filmando na floresta quando um deles ouve pelo rádio que os mortos estão levantando e atacando pessoas. Logo, eles acessam a internet e descobrem o primeiro vídeo mostrando mortos atacando policiais, uma repórter e um cinegrafista. Enquanto tentam voltar para cidade e descobrir o que está ocorrendo, o jovem diretor do filme, Jason (Joshua Clark) continua a filmar tudo com o objetivo de mostrar ao mundo a verdade. 

O roteiro aproveita bem o momento atual onde a informação se espalha rapidamente e o excesso dela gera confusão ao transformar boatos em verdades, aqui no filme com esta situação levando ao caos. 

Mesmo não estando entre os melhores filmes de Romero, ainda é um espetáculo de qualidade, acima da média das produções atuais do gênero.

4 comentários:

Gilberto Carlos disse...

Não suporto mais os filmes de zumbis...

Hugo disse...

Gilberto - Eu gosto de filmes com zumbis, mas entendo que seja um gênero que não agrada a todos.

Abraço

Victor Ramos (Jerome) disse...

Esse tem um punhado de ideias originais e geniais. O problema mesmo está na forma como Romero utiliza o found footage, de forma bastante falha que pouco convence.

Injeção Cinéfila

Hugo disse...

Victor - Mesmo com falhas, como vc bem citou, as ideias de Romero são ótimas.

Abrtaço