sábado, 23 de março de 2013

Corações e Mentes

Corações e Mentes (Hearts and Minds, EUA, 1974) – Nota 8
Direção – Peter Davis
Documentário

Este documentário extremamente polêmico na época do lançamento, venceu merecidamente o Oscar de Documentário por abordar um tema que tocava diretamente no coração e nas mentes dos americanos, a sangrenta Guerra do Vietnã. 

O diretor Peter Davis foi extremamente feliz ao mostrar os dois lados do conflito, colhendo depoimentos de soldados, ex-soldados, oficiais, políticos, além de civis americanos e vietnamitas. Nestes depoimentos fica claro que a grande maioria dos americanos que foram convocados a lutar e muitos que se inscreveram como voluntários acreditavam estar lutando contra o comunismo, defendendo a pátria, não imaginando que estavam sendo usados como peões pelo governo americano, que tinha o objetivo de aumentar seu poder no mundo, além é claro do lucro financeiro que as grandes empresas que apoiavam a guerra teriam. O arrogante governo americano acreditava que seria uma vitória fácil, porém a guerra se estendeu por anos com um número gigantesco de mortes. 

O documentário mostra que a verdade sobre a guerra dividiu o povo americano, enquanto alguns ainda se agarravam a luta contra o comunismo, a outra metade protestava. Fica clara esta divisão nos depoimentos de dois sujeitos que lutaram na guerra. 

Um deles ficou como prisioneiro dos vietcongues por anos e quando retornou foi tratado como herói e continuava acreditando que o povo vietnamita e o país eram primitivos, destilando preconceito em suas falas, inclusive numa sinistra palestra para crianças de no máximo dez anos de idade num colégio católico, onde o sujeito citava a honra de ir para a guerra e como as crianças deveriam se preparar para participar de uma possível guerra no futuro. 

Por outro lado, um ex-piloto comentava que nunca via o resultado de suas missões, que tinham o objetivo de bombardear alvos específicos, fato que sentiu ao voltar para o país e ver as imagens dos campos destruídos e do civis mortos. Quase ao final do depoimento o sujeito faz de tudo para conter o choro de remorso. 

As imagens reais de assassinatos, pessoas feridas, mortas e crianças em meio ao caos são chocantes, mesmo que tenham acontecido há mais de quarenta anos. 

Como curiosidade, o título “Corações e Mentes” foi retirado de uma frase que o então presidente Lyndon Johnson soltou no início do conflito, afirmando que para os Estados Unidos vencer a guerra dependeria dos corações e mentes das pessoas que viviam no Vietnã.     

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

Boa dica. Anotado.

bjs

Hugo disse...

Amanda - É um ótimo documentário para quem gosta do tema.

Bjos