sábado, 30 de março de 2013

Bonequinha de Luxo

Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany’s, EUA, 1961) – Nota 8
Direção – Blake Edwards
Elenco – Audrey Hepburn, George Peppard, Patricia Neal, Buddy Ebsen, Martin Balsam, José Luis de Vilallonga, John McGiver, Alan Reed.

Holly Golightly (Audrey Hepburn) é uma jovem que vive em Nova York às custas de explorar homens ricos e que procura encontrar um destes que queira se casar com ela. Num certo dia surge um novo vizinho de apartamento, o escritor Paul Varjak (George Peppard), com quem ela faz amizade. O jovem escritor vive da mesada de um mulher casada (Patricia Neal), que paga o apartamento para ele ser seu amante. Estes dois personagens que se vendem em busca de um sonho, descobrirão aos poucos que o dinheiro e o sucesso podem não ser tão importantes como imaginam. 

Esta deliciosa comédia romântica foi um dos grandes acertos da carreira de Blake Edwards (“A Pantera Cor-de-Rosa”, “Um Convidado Bem Trapalhão”), que aqui conseguiu misturar perfeitamente o universo dos alpinistas sociais urbanos, muito bem descritos pela trama baseada num livro de Truman Capote, com a leveza de uma história sensível de amor. 

Claramente a personagem de Hepburn é uma garota de programa e o de Peppard uma espécie de michê, porém a delicadeza mostrada por Hepburn e a simplicidade da interpretação de Peppard transformam os dois em pessoas comuns, que no fundo procuram apenas o amor e a felicidade. 

Como curiosidade, George Peppard não chegou a ter uma grande carreira, mesmo tendo feito vários filmes, sendo mais lembrado pelo papel do coronel John “Hannibal” Smith na série “Esquadrão Classe A”. 

Já a belíssima Audrey Hepburn foi uma das grandes estrelas de Hollywood nos anos cinquenta e sessenta, porém quando se divórciou do seu primeiro marido, o também ator Mel Ferrer, ela praticamente abandonou o cinema, sendo isto após seu papel no suspense “Um Clarão nas Trevas” em 1967. Desta data até sua morte em 1993 ela voltaria ao cinema apenas cinco vezes, sendo o último trabalho um pequeno papel em “Além da Eternidade” de Spielberg em 1989. Além disso, nos anos oitenta ela se tornou embaixatriz da Unicef.

5 comentários:

Amanda Aouad disse...

Clássico, um dos filmes que mais gosto de Audrey Hepburn.

bjs

Bússola do Terror disse...

Super clássico!

Hugo disse...

Amanda e Bússola - Um clássico extremamente agradável.

Abraço

Emerson disse...

Sem dúvidas um clássico, muito agradável...destaque também para a canção "Moon River"...Abraço!!!

Hugo disse...

Emerson - Boa lembrança, realmente a música Moon River é marcante.

Abraço