quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Nem Trens Nem Aviões & Fama Para Todos


Nem Trens Nem Aviões (No Trains No Planes , Holanda / Bélgica, 1999) – Nota 7
Direção – Jos Stelling
Elenco – Dirk van Dijck, Ellen Ten Damme, Herni Garcin, Kees Prins, Gene Bervoets, Peer Mascini, Katja Schuurman.

Em um bar na Holanda, vários personagens interagem durante um dia tendo ao centro o estranho Gerard (Dirk van Dijck), que diz estar se preparando para viajar para Itália e assim resolve deixar um presente para cada amigo do bar. A atenção maior de Gerard está na prostituta Paula (Ellen Ten Damme), que por outro lado fica interessada apenas quando descobre que Gerard é irmão de um famoso cantor brega (Gene Bervoets), com quem ele não conversa há anos. 

O dono do bar é o mal humorado Jacques (Henri Garcin) que precisa cuidar da filha rebelde e tem como clientes um casal entediado que apenas bisbilhota a vida alheia, uma sujeito pervertido que canta todas as mulheres, o garçom idoso e atrapalhado, além de um alemão picareta metido a galã. 

O diretor holandês Jos Stelling se tornou queridinho da crítica em meados dos anos oitenta ao comandar dois trabalhos considerados cults, “O Ilusionista” e “O Homem da Linha”, porém estranhamente ficou dez anos sem dirigir até fazer “O Holandês Voador” em 1995 e ser recebido com críticas ruins. Ainda não tive oportunidade de ver estes trabalhos para ter uma opinião. 

Este “Nem Trens Nem Aviões” começa dando a impressão de ser uma comédia maluca, utilizando na engraçada sequência inicial a clássica música “It’s a Heartache” na voz de Bonnie Tyler, grande sucesso nos anos oitenta, porém o desenrolar da trama mistura toques dramáticos com algumas sequências engraçadas e tristes ao mesmo tempo, chegando a um final bem diferente do que se esperava no início do longa. 

É no mínimo um filme diferente indicado para o cinéfilo curioso.

Fama Para Todos (Iedereen Beroemd!, Bélgica / Holanda / França, 2000) – Nota 7
Direção – Dominique Deruddere
Elenco – Josse de Pauw, Eva Van Der Gucht, Werner de Smedt, Thekla Reuten, Victor Low.

Jean (Josse de Pauw) é um compositor frustrado que tenta realizar o sonho de ser famoso através da jovem filha Marva (Eva Van Der Gucht). Mesmo a filha não levando jeito para cantar e sendo olhada com preconceito por ser gordinha, Jan a leva para vários programas de calouros onde a garota fracassa. Desesperado pelo sonho, Jean decide sequestrar Debbie (Thekla Reuten), a cantora jovem mais famosa do país, para pedir como resgate que sua filha cante na tv

Esta pequena produção mistura drama e comédia num roteiro que parece absurdo, mas que no fundo faz uma crítica ao desejo de sucesso a qualquer preço dos dias atuais, onde muitos acreditam que a felicidade é ser famoso, esquecendo que a vida oferece muito mais. 

O longa fez algum sucesso e chegou a concorrer ao Oscar de Filme Estrangeiro representando a Bélgica.

Nenhum comentário: