terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Madrugada dos Mortos

Madrugada dos Mortos (Dawn of the Dead, EUA / Canadá / Japão / França, 2004) – Nota 7,5
Direção – Zack Snyder
Elenco – Sarah Polley, Ving Rhames, Jake Webber, Mekhi Phifer, Ty Burrell, Michael Kelly, Kevin Zegers, Jayne Eastwood, Matt Frewer.

Numa cidade de Wisconsin, zumbis famintos começam a atacar as pessoas que tentam fugir desesperadamente. Algumas pessoas conseguem se esconder dentro de um Shopping Center, entre elas a enfermeira Ana (Sarah Polley) e o policial Kenneth (Ving Rhames). A princípio o lugar parece ser um oásis no meio do inferno, com uma provisão de comida e abrigo onde os zumbis parecem não conseguir invadir. Porém aos poucos começam as desavenças entre as diferentes pessoas do grupo, situação que se torna crítica quando o perigo da invasão dos zumbis é iminente. 

O longa é uma refilmagem de “O Despertar dos Mortos”, que George Romero dirigiu em 1978 como sendo uma continuação do clássico “A Noite dos Mortos Vivos”, que por sinal foi refilmado em 1990 por Tom Savini. Desta forma está entendido porque este filme de Zack Snyder não tenta explicar como começou o ataque dos zumbis, pois na teoria ele seria uma continuação do longa de 1990. 

Apesar de Romero ser um ícone do gênero zumbi, esta refilmagem e tão boa quando o original de 1978, apresentando bons efeitos especiais, maior orçamento e cenas de ação e suspense que prendem a atenção até o final. 

Romero dirigiu em 1985 “O Dia dos Mortos”, que foi refilmado em 2008, o que completaria a trilogia original e as suas refilmagens, porém o velho Romero não abandonou o tema e nos últimos anos dirigiu três outros filmes: “Terra dos Mortos” de 2005, “Diário dos Mortos” de 2007 e “A Ilha do Mortos” em 2009. 

4 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Tenho simpatia por este filme, zumbis correndo como loucos foi novidade, mas ele é melhor ainda no prólogo antes dos créditos, depois ele muda o tom e fica um pouco irregular.

Prefiro mil vezes o do Romero que é sensacional.

Abs.

Hugo disse...

Rodrigo - Também considero Romero um mestre, mas gostei desta refilmagem.

Abraço

Bússola do Terror disse...

Acho que o principal em que esse filme ficou devendo é que nunca é explicado satisfatoriamente o motivo da existência dos zumbis.

Hugo disse...

Bússola - Como citei, o filme seria uma continuação de "A Noite dos Mortos Vivos" de 1990, que era uma refilmagem do original de 1968. Talvez por isso não tenham se preocupado em explicar o porquê da existência dos zumbis.

Abraço