domingo, 10 de fevereiro de 2013

Chattahoochee & Spider


Chattahoochee (Chattahooche, EUA, 1989) – Nota 6
Direção – Mick Jackson
Elenco – Gary Oldman, Dennis Hopper, Frances McDormand, Pamela Reed, Matt Craven, M. Emmet Walsh, Ned Beatty, Richard Portnow.

Em 1955, Emmett Foley (Gary Oldman) é um veterano da Guerra da Coréia que ao voltar para casa sofre de trauma profundo. Ele provoca um incidente com o intuito de ser morto pela polícia, mas não consegue, mesmo tentando o suicídio em seguida. Ao se recuperar, ele é internado numa hospital psiquiátrico no condado de Chattahooche na Flórida, onde precisar enfrentar os maus tratos cometidos por médicos e enfermeiras, que transformam o local num inferno tão horroroso quanto a guerra. 

O roteirista James Hicks se baseou na história de um sujeito chamado Chris Calhoun, que passou por situação semelhante ao do personagem de Oldman e seu depoimento fez com que ocorressem várias mudanças na forma de tratamento de pacientes psiquiátricos na Flórida. 

O filme tem como ponto principal a interpretação de Oldman, que cria um sujeito sofrido e traumatizado que ainda busca forças para tentar mudar seu destino. Vale destacar também Dennis Hopper como outro paciente, personagem em que ele não deve ter tido problemas para interpretar, já que era um maluco na vida real. 

O filme em si é pesado e um pouco lento, perdendo ainda pontos ao ser comparado com o semelhante “Um Estranho no Ninho”, clássico de Milos Forman.

Spider (Spider, Canadá, 2002) – Nota 6,5
Direção – David Cronenberg
Elenco – Ralph Fiennes, Miranda Richardson, Gabriel Byrne, Lynn Redgrave, John Neville, Bradley Hall, Gary Reineke.

Durante muitos anos, Spider (Ralph Fiennes) viveu num hospital psiquiátrico, até que recebe alta e volta para o bairro em Londres onde viveu quando criança. Estranho e solitário, o local faz com que ele comece a relembrar sua infância e acreditar que seu pai (Gabriel Byrne) assassinou a mãe (Miranda Richardson) e depois trouxe uma prostituta para viver em sua casa (também Miranda Richardson). 

O diretor David Cronenberg novamente apresenta uma história pesada e no mínimo esquisita, tendo como personagem principal um sujeito perturbado que vive no seu próprio mundo de fantasia. Ralph Fiennes encarna bem o personagem atormentado e consegue segurar este estranho e curioso filme.

3 comentários:

renatocinema disse...

Amei possui o peso e a densidade que eu adoro.

Amo esse filme.

M. disse...

Gary Oldman, um grande ator. Gosto de assistir aos filmes em que ele atua.

Hugo disse...

Renato - São dois filmes pesados.

M - Mesmo tendo uma boa carreira, Gary Oldman poderia ser até mais famoso em virtude do talento.

Abraço