segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Três Enterros

Três Enterros (The Three Burials of Melquiades Estrada, EUA / França, 2005) – Nota 7,5
Direção – Tommy Lee Jones
Elenco – Tommy Lee Jones, Barry Pepper, Júlio César Cedillo, Dwight Yoakam, January Jones, Melissa Leo, Levon Helm, Mel Rodriguez, Vanessa Bauche.

Logo de início sabemos que Melquiades Estrada (Júlio César Cedillo) foi assassinado com um tiro. Aos poucos, o roteiro monta o quebra-cabeças do que realmente ocorreu com o pacato Melquiades, um imigrante mexicano ilegal que trabalhava em uma fazenda no Texas e tinha como melhor amigo o vaqueiro Pete Perkins (Tommy Lee Jones). 

A morte do amigo faz com que Pete pressione a polícia, principalmente o xerife Belmont (o cantor country Dwight Yoakam) para descobrir quem é o assassino, porém o sujeito não liga a mínima para a morte do imigrante. A situação faz com que Pete decida resolver a situação por conta própria, em virtude ter feito uma promessa para o amigo. 

A estreia do ator Tommy Lee Jones na direção de um longa para o cinema resultou num drama sobre amizade, família e preconceito contra imigrantes, tudo valorizado pelo roteiro do mexicano Guillermo Arriaga, colaborador habitual do diretor Alejandro Gonzalez Iñarritu. 

Sem apelar para o estilo hollywoodiano, Jones alterna sequências no dias atuais com flashbacks, para mostrar a jornada de um sujeito simples que busca conhecer as raízes do amigo e por consequência analisar sua própria vida. 

Além da ótima atuação de Jones, vale destacar Barry Pepper como o preconceituoso policial da fronteira, a bela January Jones como a esposa frustrada de Pepper e Melissa Leo como a garçonete amante de Jones. 

Outro ponto positivo é a bela fotografia de Chris Menges (Oscar por “A Missão”), que capta a beleza natural do deserto na fronteira entre México e Estados Unidos.  

2 comentários:

Nani disse...

Parece mesmo interessante. Por mais que o tema não seja realmente inovador achobque nunca existirão filmes suficientes sobre preconceito. E a roupagem policial deve esquentar um pouco o filme!

Hugo disse...

Nani - O preconceito contra imigrantes é apenas um dos temas deste drama diferente.