quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

The Investigation & The Life

The Investigation (The Investigation, Canadá, 2002) – Nota 7,5
Direção – Anne Wheeler
Elenco – Nicholas Lea, Lochlyn Munro, Reece Dinsdale, David Warner, Paul Coeur, Duncan Fraser.

Baseado na história real de um serial killer que violentou e matou várias mulheres em British Columbia no Canadá, esta produção para a tv canadense prende a atenção do espectador que gosta de filmes que se seguram por um bom roteiro, sem apelar para cenas de ação. 

No início, o policial Darryll Kettles (Lochlyn Munro) prende um suspeito pelos crimes, porém como o caso é grande, ele é obrigado a entregar o sujeito para uma unidade de crimes especiais. Por falta de provas, o suspeito é solto e novos crimes ocorrem. Neste meio tempo, outro policial, Les Forsythe (Nicholas Lea, o agente Kricek da série “Arquivo X”) passa a investigar o homem, mas também esbarra na burocracia da justiça, inclusive entrando em conflito com seus superiores. Quando o caso chama atenção da mídia, um superintendente da polícia (o veterano David Warner) cria uma força tarefa para tentar resolver a situação. 

O longa lembra o posterior e superior “Zodíaco” de David Fincher, onde vários policiais investigam o mesmo caso de forma separada e esta falta de união transforma a situação num grande fiasco. 

Mesmo com as limitações da tv, vale a sessão para quem gosta de investigações complexas.

The Life (The Life, Canadá, 2004) – Nota 7,5
Direção – Lynne Stopkewich
Elenco – Bruce Greenwood, Brian Markinson, Alisen Down, Nicholas Campbel, Nancy Sivak, Terry Chen, Duncan Fraser, John Cassini.

A dupla de policiais Arnie (Bruce Greenwood) e Tony (Brian Markinson) foram criados num bairro pobre de Vancouver e hoje trabalham no mesmo local, tendo de encarar traficantes e viciados. Pensando em fazer algo para melhorar a vida no local, a dupla começa a filmar depoimentos de viciados e pessoas do bairro para serem apresentados as crianças como modo de evitar que eles se envolvam com as drogas. Quando uma das pessoas que deram seu depoimento é assassinada, os policiais precisam investigar o caso e descobrir quem é o responsável pelo crime. 

Esta interessante produção canadense para tv mistura drama com história policial para mostrar a vida num bairro pobre e violento do país. O roteiro mostra que o combate as drogas não deve ser encarado apenas como caso policial, mas sim com um problema social que deve ser combatido de outras formas, inclusive através da educação nas escolas. Esta mistura resulta num bom filme. 

3 comentários:

J. BRUNO disse...

Ambos parecem ser interessantes, mas fiquei mais curioso em relação ao primeiro, principalmente por você ter comentado que trama dele lembra a de "Zodíaco", este é o tipo de suspense policial que eu gosto!

Eu já tinha lido sobre ele antes, mas na época ele não tinha despertado minha curiosidade, mas agora seu texto me mostrou um outro lado dele que eu não conhecia, me lembrarei de sua resenha quando tiver oportunidade de assisti-lo!

http://sublimeirrealidade.blogspot.com.br/2013/01/indomavel-sonhadora.html

Nani disse...

Eu não tenho nenhuma experiência com filmes canadenses, ate onde eu sei. Porem eu gosto muito de filmes policiais bons, e ainda mais sobre serial killers, apesar de não ter falado sobre nenhum ainda no meu blog. Se o filme e realmente baseado em fatos reais, e mais um atrativo.
Seu blog parece ser interessante! Vou seguir e ficar de olho ;D

Hugo disse...

J. Bruno - São dos bons filmes, com "The Investigation" sendo mais complexo.

Nani - Obrigado pela visita. Seguirei seu blog e estou linkando o endereço dele aqui no meu blog.

Abraço